Arsène Wenger defende Copa do Mundo a cada dois anos: 'Melhorar a qualidade do jogo e das competições'
Ex-técnico do Arsenal e chefe de Desenvolvimento Global de Futebol da FIFA explica formato do novo calendário; planejamento pode entrar em vigor a partir de 2024

A proposta de diminuir o intervalo entre Copas do Mundo ganha força dentro da FIFA. Arsène Wenger, chefe de Desenvolvimento Global de Futebol na entidade, defendeu a medida como forma de aperfeiçoar o nível do esporte. Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, explicou a sua ideia de formato para o novo calendário.
- Pretende-se continuar melhorando a qualidade do futebol, melhorando a periodicidade das competições, ao mesmo tempo que se aperfeiçoa as regras do jogo. Quero melhorar a frequência das competições, me baseando na simplicidade, na clareza do calendário e na vontade de organizar apenas competições que tenham um significado real e que sejam aquelas que permitem melhorar o nível do futebol - disse.
Segundo o diretor, o planejamento até 2024 permanece o mesmo. Depois, pode sofrer a alteração discutida na FIFA. Na concepção de Arsène, as eliminatórias devem ocorrer em janelas internacionais, e os jogadores serão convocados menos vezes.
- A grande ideia é agrupar as eliminatórias em duas janelas internacionais, em outubro e março, para maior visibilidade do calendário, maior simplicidade para os clubes e menos problemas a resolver para as seleções. O princípio seria um agrupamento de classificações, a cada ano, e no final da temporada uma grande competição, Copa do Mundo ou Torneio Continental. Entre as duas janelas de eliminatórias, o jogador ficaria no clube durante toda a temporada.
> Veja a classificação das Eliminatórias da Europa para a Copa de 2022
O ex-técnico do Arsenal afirma que a quantidade de jogos não irá aumentar, assim como a captação de receitas da instituição. Além disso, haveria um pausa para o repouso dos jogadores após as competições.
- Não haverá mais jogos do que antes e os jogadores serão menos convocados pelas seleções nacionais. A ideia é mesmo melhorar a qualidade do jogo e das competições, não há intenção financeira por trás disso, até porque a FIFA redistribui o dinheiro a todas as federações do mundo para desenvolver o futebol nos países. Para os jogadores, não haverá mais jogos, e haverá descanso obrigatório após as fases finais, pelo menos vinte e cinco dias, na minha ideia.
Tudo sobre

Futebol Internacional
Clube europeu acerta a contratação de joia do Bahia
Há 48 minutos
Futebol Internacional
Barcelona encaminha acordo com Borussia Dortmund por Adeyemi, astro da seleção alemã
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Quem é o goleiro 'vilão' da Bélgica na Copa do Mundo?
Há 2 horas
Futebol Internacional
Manchester United recua por Éderson e mira ex-Flamengo como novo alvo
Há 2 horas
Copa do Mundo 2026
Merino salva novamente a Espanha e sonha com título da Copa: 'Muito feliz'
Há 3 horas
Copa do Mundo 2026
Dê suas notas: Espanha supera Bélgica e está nas semifinais da Copa do Mundo
Há 3 horasMais LANCE!

Merino marca novamente, Espanha bate a Bélgica e vai à semifinal da Copa

Brasileiro marca seu primeiro gol na Champions League; veja vídeo

França garante premiação milionária por classificação na Copa do Mundo

Fala de Jorge Jesus sobre Neymar viraliza: 'Ficou bem nítido'

AO VIVO: Assista ao duelo entre Espanha e Bélgica com o Lance!TV

Christian se despede do Cruzeiro após acerto com o Krasnodar

De volta para casa? Atacante Wesley é oferecido ao Corinthians

Memphis é monitorado por clube mexicano enquanto Corinthians tenta avançar por renovação

Novo técnico de Portugal, Jorge Jesus diz que deu fim a Neymar no Al-Hilal: 'Tu, finish'

Portugal anuncia Jorge Jesus como novo técnico da seleção

Benfica x Flamengo: onde assistir e prováveis escalações para o amistoso

Veja onde assistir aos jogos da Copa do Mundo nesta sexta-feira (10/07)






