Manchester City - Aguero e David Silva

Uma das maiores duplas de toda história do City (Foto: Lindsey Parnaby / AFP)

Igor Galletti*
12/05/2019
13:40
Manchester (ING)

O bicampeonato da Premier League do Manchester City teve um sabor especial para Sergio Agüero e David Silva. O atacante argentino terminou como vice-artilheiro da edição e assumiu a sexta posição entre os maiores goleadores da história da competição, enquanto o meia espanhol se tornou o sétimo maior assistente. Juntos, os jogadores também bateram recorde.

O ARTILHEIRO
Na vitória por 4 a 1, sobre o Brighton, Agüero chegou aos 164 gols em 239 jogos com a camisa do City e se tornou o sexto maior artilheiro da história da Premier League. Na atual edição, marcou 21 tentos e, se repetir o mesmo número de gols na próxima edição, o argentino vai assumir a quarta posição na classificação geral dos maiores artilheiros e vai ficar a apenas dois de igualar o terceiro (veja o top 6 abaixo).

1. Alan Shearer: 260 gols
2. Wayne Rooney: 208 gols
3. Andy Cole: 187 gols
4. Frank Lampard: 177 gols
5. Thierry Henry: 175 gols
6. Sergio Agüero: 164 gols

O ASSISTENTE
O primeiro gol da vitória, marcado por Agüero, teve o passe de David Silva. Essa foi a sexta assistência do espanhol na competição, que chega a 82 passes para gol na história do torneio, se tornando o sétimo maior assistente de todos os tempos na competição. 18 foram para Agüero: juntos, a dupla é a quarta que mais produziu gols em toda história da Premier League e está bem próxima, se manter o pique, a assumir a liderança (veja abaixo)

1. Lampard para Drogba (Chelsea): 24 gols
2. Anderton para Sheringham (Tottenham): 20 gols
3. McManaman para Fowler (Liverpool): 20 gols
4. David Silva para Sérgio Agüero (Manchester City): 18 gols

ÍDOLOS
​Agüero e David Silva são alguns dos principais expoentes da história recente do City. Juntos, ganharam quatro títulos da Premier League. O argentino é o maior artilheiro da história do clube (230 gols), enquanto o espanhol é o jogador que mais disputou partidas da Premier League com a camisa dos Citizens (281)

*sob a supervisão de Aigor Ojêda