Senior Bowl 2021 acontece neste sábado. Saiba tudo sobre o jogo e onde assistir

Partida reúne os melhores jogadores em seu último ano de elegibilidade no College Football

senior bowl mac jones alabama
Mac Jones, de Alabama, tem se destacado no Senior Bowl (Senior Bowl)

Escrito por

Neste sábado (30), às 16h30, o fã de futebol americano vai ter um pouco de diversão em sua tarde e aquecer para o Super Bowl LV, que acontece na próxima semana, no dia 7 de fevereiro, com confronto entre Tampa Bay Buccaneers e Kansas City Chiefs. Em Mobile, Alabama, acontece o Senior Bowl, com talentos universitários de todo o país e os 32 times da NFL acompanhando e fazendo avaliações, visando o próximo Draft.

A partida será transmitida na NFL Network e o brasileiro pode ter acesso gratuito ao canal, fazendo apenas cadastro no site da NFL Gamepass.

O que é o Senior Bowl

É uma partida do tipo All-Star Game com jogadores selecionados de diversas universidades do país. Apenas são permitidos no evento atletas que estiveram em seu quarto ano de elegibilidade na faculdade – por isso o nome Senior, referindo a como são chamados os estudantes em seu último ano universitário - e vão se declarar para o Draft de 2021. O Senior Bowl acontece desde 1950, tendo sido importante para o recrutamento de jogadores do futebol americano universitário.

Uma equipe de scouts, da própria organização do evento, é responsável por selecionar os jogadores que serão convidados ao Senior Bowl. Jim Nagy lidera o time de olheiros desde 2018. Ele tem mais de 20 anos de experiência no futebol americano, e foi scout do Seattle Seahawks, New England Patriots, Kansas City Chiefs, Washington Redskins (à época) e Green Bay Packers durante sua trajetória na NFL, faturando quatro Super Bowls.

O Senior Bowl é importante no processo de recrutamento para a NFL além do jogo que acontece neste sábado. O evento acontece durante toda a semana, se iniciando com a medição de todos os jogadores. Os times da NFL, assim, têm acesso a altura, peso e outras medições dos atletas de forma confiável. Uma vez que os dados listados nos sites das universidades muitas vezes são incorretos.

Os atletas são divididos em dois times, National e American, e são treinados por comissões técnicas de dois times da NFL. Neste ano, os selecionados foram o Miami Dolphins, dono da escolha número 3 na primeira rodada do próximo Draft, e o Carolina Panthers, dono da escolha número 8.

Este ano, por precaução com a Covid-19, o Senior Bowl convidou 136 jogadores para o evento. Com as lesões que naturalmente acontecem, além do risco de alguém contrair coronavírus e contaminar alguns outros atletas, o evento se precaveu e trouxe um grande número de atletas.

Mesmo assim, há algumas notáveis ausências no Senior Bowl deste ano, como o quarterback Kyle Trask, de Florida, e o running back Travis Etienne, de Clemson. Ambos jogadores que tem chances ser selecionados nas 64 primeiras escolhas do próximo Draft. Por outro lado, há algumas estrelas universitárias em Mobile, como o wide receiver DeVonta Smith, que não vai atuar no jogo ou participou dos treinos, pois ainda se recupera de lesão na mão, sofrida na final do College Football. Ainda assim, Smith foi ao evento para se reunir com scouts e, principalmente, ter a oportunidade de conviver com a comissão técnica do Miami Dolphins, dono da escolha número 3 no Draft.

Do Senior Bowl ao brilho na NFL

O evento, por reunir algumas estrelas do universitário, sempre tem atletas que, futuramente, vão brilhar nos campos da NFL. Em 2020, Justin Herbert esteve no Senior Bowl e foi destaque nos treinamentos durante a semana. Outros nomes de destaque que passaram pelo jogo foram Bo Jackson, Walter Payton, Philipe Rivers, Joe Namath, LaDainian Tomlison, Ozzie Newsome, entre vários outros.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter