Maia Chaka

Maia Chaka faz história na NFL (XFL)

LANCE!
05/03/2021
13:09
Nova York (EUA)

A NFL segue seu programa de inclusão de mulheres na liga. Desta vez, Sarah Thomas, que foi a primeira mulher a apitar o Super Bowl, ganha companhia. Maia Chaka foi adicionada ao elenco de árbitros para a temporada 2021.

Chaka será a primeira mulher negra na história da arbitragem da NFL. Marcando pioneirismo e, esperamos, abrindo caminho para outras garotas negras no esporte.

- Eu estou honrada de ser selecionada como uma árbitra da NFL. Mas esse momento é maior que a minha conquista pessoal. É uma conquista para todas as mulheres, toda minha comunidade e minha cultura – declarou Maia.

Em 2014, Maia Chaka foi selecionada para o programa de desenvolvimento de arbitragem da NFL. A profissional trabalhou no circuito universitário, passando pela Conferência PAC-12 e C-USA.

- Os anos de trabalho duro, dedicação e perseverança da Maia – incluindo o período no programa de desenvolvimento de arbitragem da NFL – fizeram ela ser contratada como árbitra na liga. Como celebramos o mês da História das Mulheres, Maia é pioneira como a primeira mulher negra a ser árbitra e nos inspira a normalizar a ver mulheres no campo de futebol americano – disse Troy Vincent, vice-presidente de Operações da NFL.