Sandro Dias

Sandor Dias fazendo manobra em evento da Red Bull (Divulgação/HELGE TSCHARN/RED BULL CONTENT POOL)

LANCE!
08/03/2021
18:54
Rio de Janeiro (RJ)

O hexacampeão mundial Sandro Dias comemorou uma vitória histórica para o skate nacional. A partir de 2021, a categoria entra na Classificação Brasileira de Ocupações e se torna uma profissão. A medida foi oficializada em 25 de fevereiro deste ano junto ao Ministério do Trabalho e Emprego confirma que o atleta da modalidade tenha direito a receber contribuição junto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aposentadoria como skatista.

> Confira a classificação atualizada dos campeonatos estaduais e simule os resultados do seu time!

O pedido foi feito pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e o resultado é comemorado por toda a comunidade que pratica a modalidade, que fará sua estreia no calendário olímpico em Tóquio 2021. Para Sandro Dias, a vitória é um marco para o skate, que sofreu no início de sua popularização no Brasil muito preconceito.

- É uma grande conquista e reconhecimento do nosso trabalho! Hoje é oficializado depois de tanto preconceito. Estou muito feliz por isso, era difícil imaginar que isso ia acontecer um dia. Graças aos esforços dos skatistas e da CBSk - disse o atleta. 

Anuncio Skate como profissão
Arte da CBSk divulgando a regularização dos skatistas no Brasil (Divulgação)

​O anúncio oficial veio justamente na semana de comemoração dos 22 anos da entidade, comemorada em 6 de março. Sandro Dias também comemorou o anúncio como embaixador da primeira participação do skate na história dos jogos Escolares Brasileiros (Jeb's). A modalidade valerá como esporte de exibição em 2021. Mas em 2022, o skate entra nas disputas oficiais.