Brasil x Colombia

Gol de Casemiro no final da partida que deu a vitória à Seleção Brasileira contra a Colômbia por 2 a 1 (MAURO PIMENTEL / AFP)

Otávio Trindade*
24/06/2021
15:44
Rio de Janeiro (RJ)

O SBT conseguiu ter um crescimento na sua audiência com a vitória de virada da Seleção Brasileira sobre a Colômbia por 2 a 1 pela Copa América, marcando 11 pontos de média no Rio de Janeiro durante a transmissão da partida, de acordo com dados obtidos pelo LANCE!.

Os números, contudo, ainda se mantem distantes da TV Globo, que registrou 32 pontos - quase o triplo da emissora de Silvio Santos, que amargou uma marca negativa: Os números alcançados pelo SBT ficaram abaixo do pior desempenho histórico da Globo na Copa América

> Confira a classificação atualizada da Copa América e simule os confrontos!

+ Conheça o novo app do LANCE! e fique por dentro dos resultados e notícias!

Em São Paulo, o SBT conseguiu ter um desempenho um pouco melhor, chegando a 13,1 pontos de média mas ainda longe dos 27 pontos de média atingidos pela emissora carioca, que estendeu o "Jornal Nacional" e a novela "Império" para segurar os telespectadores.

A partida da Seleção Brasileira pela Copa América marcou cinco pontos a menos de audiência do que a pior transmissão da história do torneio na TV Globo, um jogo entre Venezuela X Argentina, em junho de 2019 (18 pontos e 36% de participação).

No Rio de Janeiro, a emissora de Silvio Santos ficou oito pontos atrás da vitória da Argentina sobre a Venezuela nas quartas de final da Copa América de 2019 (19 pontos 41% de participação), que foi a pior audiência da história do campeonato na TV Globo, em jogos transmitidos para a  capital fluminense.

A Globo também conseguiu ter uma participação melhor que a do SBT nas duas oportunidades. A cada 100 televisores ligados, 41 estavam sintonizados no "Jornal Nacional" ou na novela "Império" e 20 telespectadores estavam na partida da Seleção Brasileira

Complementando os índices superiores da Globo em relação aos do SBT, a emissora carioca ainda registrou uma audiência maior na noite desta quarta do que nas quatro quartas-feiras das semanas anteriores. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a TV marcou um aumento de 4 pontos e 5 pontos percentuais na participação em comparação a este período.

Mesmo longe dos números da Globo, o SBT comemorou a audiência da Copa América. Além do crescimento a cada partida, a emissora paulista conseguiu pela primeira vez superar a novela "Gênesis", transmitida pela Record no mesmo horário da vitória da Seleção Brasileira

AO REDOR DO BRASIL

Em Salvador, o SBT teve sua pior audiência, marcando 8,8 pontos e ficando atrás da Record durante a partida. Mas a emissora conseguiu liderar em duas praças, Goiânia e Fortaleza, deixando a TV Globo em segundo lugar. A vitória da Seleção Brasileira atingiu 20,4 pontos em Goiás e 19,5 no Ceará enquanto a emissora carioca marcou 19,6 e 18,1 pontos, respectivamente. 

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, o SBT também teve a vice-liderança em mais sete praças: Manaus (16,8), Belém (14,6), Florianópolis (14,6), Curitiba (14,3), Distrito Federal (13,9), Recife (13,2) e Porto Alegre (11,6). Nestas regiões a TV Globo liderou a audiência. 

*Estagiário, sob supervisão de Ricardo Guimarães.