Jornalista do SporTV, Marcos Lucas Valentim fala sobre futebol e combate ao racismo em podcast
Linguagem multimídia é utilizada para conscientizar e atrair maior atenção de crianças e jovens

Segregação se combate com informação. É com esse lema que o colégio Ao Cubo, do Rio de Janeiro, recebe o jornalista esportivo do SporTV e vencedor do Prêmio Melhores do Ano Mundo Negro, Marcos Lucas Valentim, para a gravação do Ao Cubo Podcast, com o tema "O esporte como combate à exclusão social".
Durante o programa, o jornalista esportivo fala sobre como o esporte pode ser usado como ferramenta de formação dos estudantes para conscientização, inclusão e transformação social. Marcos Lucas ressalta a importância de envolver crianças e jovens de todas as idades nesse debate. Para ele, temas como combate ao racismo e inclusão social precisam ser discutidos no ambiente escolar de maneira interdisciplinar e desde a primeira infância.
"Em nosso país, há pessoas que não têm acesso à educação, ao livro, porém ao esporte, sim. O esporte desperta paixões e mobiliza multidões. Ele é capaz de produzir histórias de sucesso que emocionam e motivam. É preciso usar o esporte para propagar ideias.", refletiu o apresentador. "É patriotismo ressaltar a história vencedora de atletas negros, que lindamente representaram nosso país e nos propiciaram tamanho sentimendo de orgulho. São nomes que fizeram contribuições históricas para o debate racial, como Adhemar Ferreira da Silva, Pelé e Aída dos Santos", concluiu.
Com episódios mensais, o Ao Cubo Podcast é desenvolvido por colaboradores da escola. Para o coordenador de redação e responsável pelo Ao Cubo Podcast, Daniel Bravo, a aprendizagem deve extrapolar o espaço da sala de aula. "Hoje temos uma geração de crianças e jovens permanentemente mergulhada na linguagem multimídia. O podcast é uma ferramenta que desperta maior interesse por parte deles, aborda assuntos complementares às aulas e estimula o pensamento crítico e a formação sociocultural dos alunos.", avaliou o coordenador.
O episódio do programa vai ser lançado na segunda-feira (8), nos canais do Colégio Ao Cubo no Spotify e YouTube.
Data de lançamento: 08/05/23
Link de acesso Spotify: https://open.spotify.com/show/4bqYa09bDU6BE1OcciyiZc?si=KkMZ-gA4Scu0Coclf5dXjw
Link de acesso YouTube: https://m.youtube.com/@ColegioeCursoAOCUBO

Fora de Campo
Zinho critica decisão de Abel Ferreira em Palmeiras x Inter: 'Absurdo'
Há 5 horas
Fora de Campo
Vídeo do VAR em gol anulado do Vasco vira assunto: 'Não é'
Há 6 horas
Fora de Campo
Torcedores reagem a mudanças nas regras de arbitragem do Brasileirão: 'Caos'
Há 6 horas
Fora de Campo
Quando o narrador Luis Roberto volta às atividades na Globo?
Há 7 horas
Fora de Campo
Chegada de Almada no River Plate repercute: 'Assustador'
Há 7 horas
Fora de Campo
Fala de Matheuzinho irrita torcedores do Corinthians: 'Marra'
Há 9 horasMais LANCE!

Em lágrimas, pai de Endrick fala da frustração do filho após eliminação na Copa

Palmeiras: Denilson critica postura de Abel, mas faz ressalva

ESPN e SportyNet fazem acordo para transmissão da Serie A Italiana no Brasil

Sormani alerta sobre rebaixamento após derrota do Santos

'Futebol zero': Mauro Cezar critica empate de Palmeiras e Internacional

Eric Faria dispara sobre janela frustrada do Flamengo

Escritor promete provar que Flamengo é o 'maior do Brasil' em novo livro

Felipe Melo manda recado a Abel Ferreira após empate do Palmeiras

PC Oliveira encerra polêmica de Palmeiras x Inter; Felipe Melo discorda

Derrota de João Fonseca em Montreal repercute: 'Temos que aceitar'

Tabela do Brasileirão: rodada 22 termina com gigantes no Z-4

Torcida do Palmeiras manda recado a Abel após empate com o Internacional

Torcida do Santos manda recado a Cuca após derrota para o Athletico



