LANCE!
09/03/2021
09:14
Rio de Janeiro (RJ)

A primeira narradora de futebol do Esporte da Globo já tem data para estrear nas cabines de transmissão e fez sua primeira aparição no SporTV, nesta segunda-feira. Renata Silveira comandará a partida entre Moto Club e Botafogo, válida pela primeira fase da Copa do Brasil, na quarta-feira, dia 10. Antes disso, ela participou do programa "Bem, Amigos" e falou sobre o início.

+ Confira a tabela, datas e a classificação do estadual do seu clube!

Renata Silveira
Renata Silveira foi anunciada pela Globo em dezembro (Divulgação/Globo/João Cotta)

- Acabou que deu tudo certo, 8 de março (Dia Internacional da Mulher), e eu fazendo a minha estreia aqui no SporTV através do Bem, Amigos. Já era para ter começado, mas eu tive Covid em janeiro e acabou que atrasou tudo. Eu comecei a gravar alguns pilotos e me preparar agora em fevereiro, mas deu tudo certo. Como você falou, talento não tem gênero, e estou aqui também para provar isso, que as mulheres podem também narrar futebol. 

Renata chegou ao canal em dezembro, no começo do mês. Ela começou a carreira em 2014, ao vencer o concurso "Garota da Voz" da Rádio Globo, e foi a primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo no Brasil. Também ficou entre as três selecionadas para narrar o Mundial da Rússia, em 2018, pelo canal Fox Sports.

- A paixão pelo jornalismo esportivo foi surgir ao longo da carreira. Eu, inclusive, nunca imaginei ser narradora e acredito que muito pelo fato de nunca ter visto uma mulher narrando futebol. Sempre acompanhei como torcedora, mas nunca brinquei de narradora.

Como parte do processo de integração da comunicadora, ela fez sua estreia no "Bem, Amigos", programa de Galvão Bueno que também recebeu PVC e Everaldo Marques, por exemplo. Embora já tenha um caminho dentro da locução esportiva, ela admite que não ter nenhuma frase ou bordão preparada para a primeira partida no canal.

- Eu não tenho ainda uma abertura, um bordão, nada disso ainda. Acho que um boa noite está de bom tamanho. Acho que vai ser uma experiência muito legal. Claro que vou estar um pouco ansiosa e nervosa na hora. Qualquer estreia dá um friozinho na barriga, mas tem uma expectativa muito boa.

Quem deu as boas-vindas para a narradora, que se notabilizou nos canais Fox Sports foi o comentarista e ex-atleta Walter Casagrande. Ele fez questão de reforçar a importância de abrir espaço para mulheres na TV brasileira.

- Só queria dar os parabéns para ela. Eu fico muito feliz que a mulher conquiste qualquer tipo de espaço, principalmente no futebol, porque, nos anos 80, eu e o Sócrates brigamos muito pelo futebol feminino. Por isso que eu fico feliz, porque a luta valeu a pena.

Renata se junta ao time feminino das transmissões do Esporte da Globo, que já conta com as comentaristas Ana Thaís Matos, Renata Mendonça e Nadine Basttos. O duelo pela Copa do Brasil está marcado para 21h30, e tem transmissão do SporTV e do Premiere.