Logo Lance! Betting

Estado de saúde de Pelé é mantido em discrição pelos fiéis amigos do Ídolo Eterno

Por respeito aos familiares do Rei, amigos mais próximos do Atleta do Século têm se reservado sobre o assunto


Escrito por

Desde que Pelé descobriu um câncer de cólon, em setembro do ano passado, a preocupação sempre foi grande em relação ao estado de saúde do ídolo. A família do Rei, no entanto, adota discrição sobre o estado de saúde do Atleta do Século, o que também é seguido pelos ex-companheiros do jogador no Santos Futebol Clube.

Alguns não mantém contato frequente com Pelé e, desde que o Rei iniciou o tratamento contra o tumor, essas comunicações diminuíram ainda mais. Aqueles que possuem uma relação mais próxima, como o ex-ponta Manoel Maria, procuram se manter reservados sobre o assunto por respeito às decisões familiares.

+ Veja curiosidades da trajetória do Rei Pelé, o maior jogador da história

Pelé e Manoel Maria
Pelé sempre teve uma grande amizade com Manoel Maria (Foto: Divulgação/Santos FC)

Nem mesmo o Santos tem ‘privilégios’ de informações sobre Pelé. A equipe de Relações Públicas do clube possui contato constante com os chamados ‘Ídolos Eternos’ e também com o empresário americano Joe Fraga, responsável pela imagem do Rei, desde 2009, para ter atualizações sobre o estado de saúde do maior jogador da equipe alvinegra, na história.

Pelé não é muito afeito às novas tecnologias, mas também não está alheio a elas. Ainda que tenha uma equipe que cuide das suas redes sociais, ele tem autonomia para dar as suas opiniões e costuma fazer isso. Os aplicativos de mensagem também se tornaram um facilitador. Desde que passou a utilizá-los, o Rei tem dispensado as ligações por telefone, muito embora goste de fazer chamadas de vídeo, principalmente com os familiares e amigos mais próximos. Os telefonemas ocorrem somente em situações de emergência, que geralmente são feitos a Joe Fraga.

Pelé com família e amigos
Em junho deste ano, Pelé recebeu familiares e amigos na sua casa (Foto: Reprodução/Instagram Pelé)

Os filhos de Pelé são os principais responsáveis por discutir com ele as decisões pessoais. As filhas Flávia e Kelly são as mais próximas. A segunda, inclusive, é quem costuma atualizar o estado de saúde do pai com mais frequência, usando as suas redes sociais. A ideia é não alarmar o público, mas ser a fonte oficial de informações sobre o Atleta do Século, principalmente quando há internação para exames ou tratamento contra o câncer.

Também é comum que os filhos recebam mensagens de pessoas mais próximas perguntando sobre o estado de saúde de Pelé. Para essas, eles costumam atualizar brevemente e garantir que informará caso algo mude. A atual esposa de Pelé, Márcia Aoki, é quem está mais próxima ao Rei nas atividades do dia a dia, mas não costuma se envolver nas decisões familiares referentes ao marido.

Joe Fraga, por sua vez, se mantém alheio às decisões a respeito da vida particular de Pelé, mas é um crítico ferrenho à forma que a imprensa conduz a sua relação com o Rei. Para ele, há uma exploração da ‘indústria da morte’ que só faz mal ao próprio ídolo e a todos que estão à sua volta.

De acordo com informações publicadas pela ESPN e Folha de S.Paulo nos últimos dias, Pelé foi informado pelos médicos que tratam do câncer de cólon que ele possui que os tratamentos de quimioterapia já não surtem mais efeito para recuperação, e, assim, vão iniciar os cuidados paliativos. Ele está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, desde a última quarta-feira (30).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter