Deputado protocola ‘Lei Vini Jr’, e jogador pode receber Medalha Tiradentes

Assunto foi debatido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça

Vinicius-Jr
Vini Jr foi alvo de racismo no último domingo, em Valencia x Real Madrid (Foto: JOSE JORDAN/AFP)

Escrito por

Alvo de injúrias raciais na Espanha, Vinicius Junior pode virar símbolo da luta contra o preconceito no futebol carioca. Nesta terça-feira, o deputado Professor Josemar (Psol) deu entrada no Projeto de Lei 1.112/23, que institui a Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas do Rio. O jogador também pode receber a Medalha Tiradentes da Alerj.

- O racismo precisa ser superado. Apresentei esta proposta para combater estas práticas aqui no Brasil. É necessário fazer o debate com o intuito de avançarmos contra estes atos, inclusive com um protocolo de ação dentro das torcidas - disse o deputado ao site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em sessão plenária desta terça, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), concedeu um minuto de silêncio em solidariedade a Vini Jr, pedido pelo deputado Vitor Júnior (PDT). A deputada Verônica Lima (PT) protocolou pedido para que a Medalha Tiradentes, principal comenda da Alerj, seja concedida ao atacante brasileiro.

+ Titular do Fluminense desabafa em apoio a Vini jr: 'Criminosos de merda'

No último domingo, Vini Jr, jogador do Real Madrid, sofreu ofensas racistas de torcedores do Valencia. Após confusão em campo, o brasileiro acabou expulso e desabafou nas redes sociais. O caso teve grande repercussão internacional, inclusive, com posicionamento de autoridades brasileiras, como o presidente Lula.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter