Marlon Santos

Marlon Santos atuou no profissional do Fluminense entre 2014 e 2016 (Foto: Nelson Perez / FluminenseFC)

LANCE!
22/06/2021
16:58
Rio de Janeiro (RJ)

Em época de redução do déficit, o Fluminense receberá uma quantia importante para reforçar a receita. Nesta terça-feira, o Shakhtar Donetsk, da Rússia, anunciou a contratação do ex-zagueiro do Tricolor, Marlon Santos, de 25 anos. O jogador estava atuando no Sassuolo, da Itália, e beneficiará o clube carioca através do mecanismo de solidariedade da Fifa. 

A negociação irá render 370 mil euros para Laranjeiras, equivalente a cerca de 2,2 milhões de reais. Pelo tempo que passou na instituição, o Fluminense tem direito a 3,08% da quantia de todas as vendas de Marlon até o fim de sua carreira. O Shakhtar irá pagar 12 milhões de euros - em torno de 72 milhões de reais - pelo zagueiro. 

De acordo com o regulamento da entidade, o clube formador tem direito sobre vendas internacionais, que podem ir de 0,25% até 5% do valor da transação. A porcentagem é estabelecida proporcionalmente ao tempo que o atleta esteve contratado. Entre 12 e 15 anos, é arrecadado 0,25% do total por cada temporada; e 0,5% entre os 16 e 23 anos.

> Confira os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil

Marlon chegou ao Tricolor em 2009, com 14 anos de idade. Em 2014, passou a integrar o profissional e participou de 71 partidas. Ganhou destaque no elenco e em 2016 chamou a atenção do Barcelona, que após conseguir o jogador via empréstimo executou o direito de compra por 5,4 milhões de euros (aproximadamente 19 milhões de reais) no ano seguinte.

O mecanismo de solidariedade da Fifa tem auxiliado o Fluminense a enfrentar as dificuldades financeiras nos últimos anos. Os cofres de Laranjeiras receberam 10 milhões de reais pela venda de Wendel, do Sporting para o Zenit; 10 milhões de reais pela transação de Pedro, que saiu da Fiorentina para o Flamengo; 1,3 milhão com a compra de Gerson, na época atleta da Roma, pelo rubro-negro, e recentemente 4,1 milhões de sua venda para o Olympique de Marselha.