Sem Ferraz e com Digão: Fluminense pode ter a 13ª dupla de zaga em 2019
Com o retorno do capitão, Fernando Diniz deve escalar o zagueiro ao lado de Nino. Lesões, suspensões e negociações explicam as constantes mudanças

Nos próximos dias, o zagueiro Matheus Ferraz vai ser submetido a uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado do joelho direito. Não há previsão de retorno, mas é certo que o jogador não joga mais esse ano. Em compensação, Digão, capitão do Fluminense, volta ao time após uma fratura na fíbula da perna esquerda, que o afastou dos gramados por mais de três meses.
Quando a bola voltar a rolar, apenas no dia 15 de julho, contra o Ceará, no Maracanã, o Fluminense vai ter mais uma dupla de zaga, a 13ª em 2019. Dessa vez, formada por Digão e Nino, que não chegaram a jogar juntos. Ao menos terão bastante tempo pela frente para se entrosar.
Ajeitar o setor defensivo é um dos principais desafios do técnico Fernando Diniz, já que o time sofreu 37 gols em 36 jogos que disputou. As constantes mudanças aconteceram devido às lesões e suspensões, mas começou por conta das transferências.
No início da temporada, Roger Ibañez formava a zaga com Digão e também formou dupla com Matheus Ferraz. Após dois jogos, foi negociado com a Atalanta, da Itália. No seu lugar entrou Nathan Ribeiro, que teve ao lado Matheus Ferraz no setor defensivo. O jogador fez quatro partidas e foi emprestado para o Fortaleza. Depois, as lesões foram as principais causas, obrigando Fernando Diniz a mexer na equipe.
Em tese, após a saída de Ibañez, Matheus Ferraz e Digão formariam a dupla de zaga ideal do Fluminense, mas quis o destino que ambos atuassem juntos em apenas sete jogos. Foram quatro pelo Campeonato Carioca, dois pela Copa do Brasil e um pela Copa Sul-Americana, somando cinco vitórias, um empate, uma derrota e apenas dois gols sofridos. Na frieza dos números, os dois foram bem, mas vale destacar a fragilidade dos adversários.
Sem Digão, que se lesionou no início de março, a dupla titular foi formada por Matheus Ferraz e Léo Santos. Juntos fizeram cinco jogos, com duas vitórias, dois empates, uma derrota e cinco gols sofridos. A sequência foi interrompida devido a uma tendinite patelar no joelho direito de Léo Santos, que precisou passar por cirurgia, em maio.
Antes de se machucar, Léo Santos desfalcou o Fluminense na vitória sobre o Antofagasta, no Chile, pela Copa Sul-Americana, por ter sido inscrito na competição pelo Corinthians. Nesse jogo, Matheus Ferraz formou dupla com Frazan e no segundo tempo com Paulo Ricardo. Por opção de Diniz, Matheus Ferraz foi poupado em um clássico contra o Flamengo, pela Taça Rio, e Léo Santos fez a zaga com Nino.
Por conta de mais uma lesão, Fernando Diniz teve que escalar Nino ao lado de Matheus Ferraz. Os dois foram os que tiveram a maior sequência, com 15 jogos. Apesar das atuações seguras dos zagueiros, o Tricolor não teve bons resultados, já que venceu cinco partidas, empatou três e perdeu sete, sofrendo 19 gols.
Após a lesão de Matheus Ferraz, sofrida na derrota para o Athletico-PR, o Fluminense disputou mais três partidas, com três zagas diferentes. Contra o Cruzeiro, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, Nino teve como companheiro Frazan. Já contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, Frazan formou a zaga com Yuri, volante de origem, que jogou improvisado, já que Nino teve que cumprir suspensão. Diante da Chapecoense, Yuri foi mantido e Nino entrou no lugar de Frazan
Vale lembrar que o elenco ainda conta com o zagueiro Luan, recém-promovido da base, que ainda não estreou nos profissionais. Paulo Ricardo, outro jogador da posição, segue no clube, mas está fora dos planos da comissão técnica. O Tricolor se reapresenta na próxima segunda-feira, no CTPA, iniciando a intertemporada.
Confira as duplas de zaga do Fluminense em 2019:
Digão e Ibañez
Matheus Ferraz e Ibañez
Matheus Ferraz e Nathan Ribeiro
Matheus Ferraz e Digão (dupla considerada titular)
Matheus Ferraz e Léo Santos
Matheus Ferraz e Frazan
Matheus Ferraz e Paulo Ricardo
Léo Santos e Nino
Nino e Matheus Ferraz
Nino e Frazan
Frazan e Yuri
Nino e Yuri

Fora de Campo
Fluminense x Vasco: IA aponta quem avança na Copa do Brasil
Há 6 horas
Fluminense
Fluminense aguarda nova proposta pela SAF, diz Montenegro
Há 9 horas
Fluminense
Hércules, do Fluminense, atrai interesse do Zenit
Há 10 horas
Lance! Negócios
Classificados nas oitavas de final da Copa do Brasil faturam alta premiação
Há 12 horas
Onde Assistir
Fluminense x Vasco: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Copa do Brasil
Há 14 horas
Copa do Brasil
Copa do Brasil bate recorde negativo de gols na ida das oitavas de final
Há 16 horasMais LANCE!

Ex-Fluminense dispara sobre Zubeldía: 'Não tenho simpatia'

Quem avança para as quartas de final da Copa do Brasil? Vote

Escassez de gols vira preocupação no Fluminense de Zubeldía

Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil

Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo

Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil

Números mostram como o Fluminense utiliza menos a base com Zubeldía

Fluminense recupera Jemmes, mas segue sem Thiago Silva e Freytes contra o Vasco

Fluminense iguala sequência negativa após 34 anos

Fluminense sofre com baixa eficiência e segue sem vencer pós-Copa

Igor Rabello analisa falta de oportunidades no Fluminense: 'Me prejudicou'

Zubeldía destaca solidez defensiva do Fluminense contra o Vasco: 'Um bom trabalho'

Fala de Canobbio sobre Ramon Abatti Abel viraliza: 'Assustador'



