Cobiçado, Arias tem números expressivos pelo Fluminense em 2022

Titular absoluto do Tricolor, colombiano se destaca em participações de gols na temporada

Fluminense x Cruzeiro - Arias
Arias é destaque do Fluminense na temporada (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Escrito por

Destaque do Fluminense em 2022, Jhon Arias pode não permanecer no clube para a próxima temporada. O colombiano recebeu sondagens do Sporting, de Portugal, que pretende fazer uma oferta. O meia-atacante tem números expressivos em participações de gols e, caso a transação seja efetivada, será uma perda de grande importância para a equipe das Laranjeiras, que já vislumbra uma vaga direta na Libertadores 2023. 

+ Fluminense encaminha venda de Matheus Martins para Udinese

Contando com 2021, Jhon Arias soma 17 gols e 15 assistências em 78 jogos ao todo com a camisa tricolor. Com a boa fase, especialmente em 2022, o jogador, de 25 anos, passou a ser convocado e titular na renovação da seleção colombiana após o país ficar fora da Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Recentemente, Arias chegou a 31 participações diretas, com 16 bolas na rede e 15 assistências em 56 jogos, e superou Arrascaeta, do Flamengo. Deste modo, se tornou o maior garçom entre todos os clubes em 2022. Sozinho, tem participação direta em 27,9% dos 111 gols do Flu em 2022.

Restando cinco partidas para o fim do Brasileirão, Arias ainda pode superar uma marca de Gustavo Scarpa. Hoje no Palmeiras, o meia serviu 18 vezes os companheiros em 2016, quando ainda estava no clube carioca, e é o maior garçom tricolor dos últimos anos.

+ VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO

O colombiano também igualou Darío Conca. Craque do título brasileiro de 2010 pelo Fluminense, o argentino viveu seu ano mais goleador pelo Tricolor em 2014, na sua segunda passagem pelo clube. Naquela ocasião, o argentino balançou as redes em 16 oportunidades, entrando em campo em 59 jogos. Arias, por sua vez, precisou de menos partidas para igualar os números do ídolo argentino.

Fora os números, Arias se tornou uma peça fundamental no clube seja com Abel Braga no início do ano ou Fernando Diniz. Com velocidade e boa técnica, o meia-atacante conseguiu se destacar e se firmou como titular do time. Uma saída complicaria e muito para os planos do ano que vem. 

O Fluminense comprou Arias do Patriotas e do Santa Fe, da Colômbia. O clube brasileiro adquiriu 50% dos direitos econômicos do colombiano por aproximadamente U$ 600 mil dólares (cerca de R$ 3 milhões na cotação da época). Não há valor fixado pela outra metade. Deste modo, terá que abrir nova negociação para ter o restante dos direitos do jogador. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter