Em 2020, Flu muda estratégia e busca apenas reforços pontuais
Na temporada passada, o Tricolor contratou 23 jogadores. Diretoria aposta na manutenção do elenco, contratando menos, priorizando a qualidade, suprindo as carências do time

O Fluminense trabalha neste início de temporada em busca de reforços pontuais, situação bastante diferente do que aconteceu em 2019, quando o Tricolor contratou 23 jogadores ao longo do ano. Na gestão Pedro Abad, foram feitas 17 aquisições, enquanto o presidente Mário Bittencourt reforçou o Tricolor com seis atletas.
Todas as posições foram reforçadas. Para o gol, chegaram Agenor e Muriel. Na zaga, Matheus Ferraz, Nino, Léo Santos e Luccas Claro. Já nas laterais, Ezequiel, para a direita, e Orinho, para a esquerda. No meio-campo chegaram os volantes Caio Henrique, Yuri, Allan, Bruno Silva e os meias Guilherme, Ganso, Léo Artur e Nenê. Para o ataque, setor com mais contratações, chegaram Mateus Gonçalves, Brenner, Ewandro, Kelvin, Wellington Nem e Lucão.
Por conta dos problemas financeiros, que eram ainda piores em janeiro do ano passado, o Fluminense se reforçou priorizando fazer contratos curtos, evitando assim prejuízo em caso da aposta não vingar. Na gestão de Pedro Abad, apenas Ganso assinou por mais de um ano (cinco no total), o restante firmou compromisso até dezembro. São os casos de Agenor, Matheus Ferraz, Nino, Caio Henrique, Ezequiel, Léo Santos, Guilherme, Yuri, Allan, Bruno Silva, Léo Artur, Yony González, Mateus Gonçalves, Brenner, Ewandro, Kelvin.
A precaução também cobra o preço, já que alguns jogadores acabaram se destacando, aumentando a concorrência e dificultando a permanência, já que alguns não possuíam cláusulas em seus contratos. Yony González, artilheiro tricolor em 2019, não aceitou a proposta de renovação e fechou com o Benfica. Caio Henrique e Allan são tratados como prioridades, mas até o momento não há certeza de que irão ficar no clube. Ao menos Nino e Yuri, além de Matheus Ferraz, que renovou ainda no ano passado, estão garantidos em 2020.
O diretor executivo de futebol já era Paulo Angioni, que novamente é o responsável em fazer as contratações do Fluminense. Dessa vez a prioridade é a qualidade e não a quantidade, como foi em 2019. Vale destacar que diversos jogadores citados deixaram o clube antes mesmo do fim do contrato, como Ezequiel, Léo Santos, Bruno Silva, Léo Artur, Mateus Gonçalves e Kelvin. Outros permaneceram, mas somaram poucos minutos, são os casos de Guilherme, Brenner e Ewandro.
REFORÇOS EM PAUTA
O Tricolor ainda não apresentou nenhum reforço para 2020, mas deixou encaminhada a contratação do atacante Felippe Cardoso, que já realizou exames médicos. A assinatura de contrato, deve acontecer na semana que vem. O jogador pertence ao Santos e vai ser emprestado até dezembro.
Centroavante, Felippe Cardoso chega para suprir a lacuna deixada por João Pedro, que se apresentou ao Watford, da Inglaterra e de Lucão, que não agradou e está a caminho do Goiás. A ideia inclusive é de que o atacante se apresente ao novo clube no dia 8, data da reapresentação de todo o elenco esmeraldino.
Pensando ainda em reforçar o ataque, o Fluminense busca as contratações de Rossi (sem clube) e Caio Paulista (Tombense), já que não vai ter Yony e Wellington Nem. Para o meio-campo, Yago Felipe (Vitória) é quem está mais próximo de acertar. Ele chegaria para o lugar de Daniel, que fechou com o Bahia.

Fluminense
Agenda de amistosos do Fluminense na intertemporada
Há 23 horas
Fluminense
Flu Fest 2026: Fluminense divulga atrações e shows
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense confirma novo amistoso intertemporada contra equipe carioca
Há 1 dia
Fora de Campo
Flamengo e Fluminense terão amistosos exibido por Grupo Globo
Há 1 dia
Fluminense
Faltam 15 dias: como está o Fluminense para a volta do Brasileirão?
Há 2 dias
Fluminense
Bastidores: atitude de Thiago Silva na chegada ao Fluminense deixa recado
Há 2 diasMais LANCE!

Fluminense abre venda de ingressos para amistosos no Maracanã

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'

Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense

Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto

Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial

Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos






