Após ‘2018 intenso’, Vitinho projeta ano bem melhor desde o início no Fla

Contratado no final de julho, atacante disputou todos os jogos do Flamengo até o final da temporada. Em 2019, Vitinho espera apresentar um futebol melhor e mira conquistas

Vitinho - Treino do Flamengo
Confiante: Vitinho espera alcançar os objetivos do Flamengo no ano que vem (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Escrito por

Uma gigante expectativa cercou a chegada de Vitinho ao Flamengo. Maior investimento da história do clube, o atacante de 25 anos ainda veio do CSKA-RUS, com a responsabilidade de substituir Vinicius Júnior, que havia deixado a Gávea semanas antes rumo ao Real Madrid. O período de adaptação ao time foi praticamente inexistente, o que não diminuiu a cobrança sobre o camisa 14.

Na visão do atacante, os cinco primeiros meses como jogador do Flamengo serviram de aprendizado. Agora, podendo trabalhar com o grupo profissional desde a pré=temporada, Vitinho quer alcançar os objetivos do clube em 2019.

- Eu passei por um período intenso. Cheguei e joguei todos os jogos que o Flamengo disputou (sendo 22 como titular e seis como reserva). Foi um momento de muito aprendizado e de experiência - disse Vitinho, antes de comentar a expectativa para a próxima temporada:

- Já projeto o ano de 2019 bem melhor porque vou começar a pré-temporada com os meus companheiros desde o início. Vou poder crescer a cada dia e, com o trabalho duro, vamos poder alcançar nossos objetivos - afirmou o camisa 14.

Com as saídas de Marlos, Geuvânio e Lucas Paquetá, Vitinho, por ora, está sem concorrência no elenco profissional para atuar no lado esquerdo do ataque do Flamengo. A diretoria, no entanto, ainda busca reforços para o elenco rubro-negro, que será comandado pelo técnico Abel Braga na próxima temporada.

'Infelizmente, não foi como queríamos, mas não faltou luta, não faltou entrega. Nos dedicamos muito, o sentimento é de que demos o máximo, comentou Vitinho.

Desde o anúncio de sua contratação pelo Fla, em 27 de junho, Vitinho viveu uma maratona, começando pela sua apresentação. O jogador deixou a Rússia no sábado (28) e, já no dia seguinte, foi saudado pela torcida no Maracanã no intervalo da vitória por 4 a 1 sobre o Sport, pelo Brasileirão.

Apenas três dias depois, o atacante realizou o seu "sonho de moleque", estreando pelo Rubro-Negro diante do Grêmio, em Porto Alegre, em partida decisiva pela Copa do Brasil. A partir dai, foram 27 partidas disputadas pelo Flamengo, entre Brasileirão, Copa do Brasil  e Libertadores, e o camisa 14 atuou em todas. Assim, Vitinho terminou o ano como o 13º jogador com mais minutos em campo, apesar de não ter participado do primeiro semestre.

No Brasileirão, Vitinho teve números importantes pelo Flamengo, que acabou com o vice-campeonato nacional. Foi o líder de assistências do time, com seis, seguido pelo meia Everton Ribeiro e pelo lateral Renê, ambos com cinco. O atacante ainda foi o segundo maior finalizador do Fla: 59 chutes em 22 jogos.

EVOLUÇÃO DE EVERTON RIBEIRO SERVE COMO EXEMPLO

Um dos destaques do Flamengo em 2018, Everton Ribeiro fez um ano com boas atuações com frequência, aparecendo bem em momentos decisivos. Contudo, o camisa 7 viveu situação parecida com a de Vitinho quando foi contratado em agosto de 2017 e disputou o segundo semestre sem ter tido tempo adequado para adaptar-se ao clube e ao estilo de jogo do Rubro-Negro.

Vindo do Al Ahli, dos Emirados Árabes, Everton Ribeiro disputou 40 jogos entre agosto e dezembro de 2017. Foram sete gols, mas a oscilação do meia, neste período, foi marcante. Na temporada recém-encerrada, foi o oposto. O camisa 7 foi dos mais regulares, terminando o ano com 10 gols em 57 partidas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter