Ressaca? Flamengo tenta melhorar retrospecto em jogos após títulos; veja números

Rubro-Negro tem 11 canecos desde 2019 e busca triunfo para coroar as recentes semanas vitoriosas após os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores

Filipe Luís
Equipe rubro-negra está acostumada a conquistar títulos desde 2019 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

O Flamengo enfrenta o Corinthians nesta quarta-feira, pelo Brasileirão, sendo este o primeiro jogo da equipe após o título da Libertadores. O Maracanã já está com ingressos praticamente esgotados e apenas uma vitória poderia coroar ainda mais a noite rubro-negro. No entanto, o Clube da Gávea não tem conseguido resultados positivos em jogos pós-título desde 2019. 

Ao todo, o Flamengo disputou nove jogos nesta situação, sendo dois em 2019, três em 2020 e 2021, e um, até o momento, nesta temporada. Todos os confrontos reúnem certas peculiaridades e servem como base para projetar o duelo de logo mais. No fim, o Rubro-Negro acumula 51% de aproveitamento no recorte. 

+ Artur, “supercontratação” do Fla… Veja os alvos do seu time do coração já para 2023

2019

No ano mágico, o Flamengo conquistou três títulos, mas só disputou duas partidas. Após o Carioca, o Clube da Gávea perdeu para a LDU, em Quito, e se complicou na Libertadores. O fator curioso, vale lembrar, é de que o Rubro-Negro se sagrou campeão brasileiro em meio às comemorações pelo título da Libertadores, ou seja, o jogo seguinte ao fim de semana marcou festa dupla. Na ocasião, a equipe de Jorge Jesus goleou o Ceará por 4 a 1, com três de Bruno Henrique.

​LDU 2 x 1 Flamengo - Libertadores (Pós Carioca)
​Flamengo 4 x 1 Ceará - Brasileirão (Pós Libertadores e Brasileirão)

+ Flamengo domina seleção da Libertadores; veja

2020

Ainda com Jorge Jesus, o Flamengo disputou duas partidas após os títulos. O Rubro-Negro empatou com o Independiente Del Valle, depois de massacrar o Athletico Paranaense na Supercopa do Brasil, e venceu a Cabofriense por 4 a 1, depois de conquistar a Recopa Sul-Americana sobre os equatorianos. O último compromisso, no entanto, acabou em derrota para o Atlético-MG, na estreia de Domènec Torrent. 

Independiente Del Valle 2 x 2 Flamengo - Recopa Sul-Americana (Pós Supercopa)
Cabofriense 1 x 4 Flamengo - Carioca (Pós Recopa)
Flamengo 0 x 1 Atlético-MG - Brasileirão (Pós Carioca)

Jorge Jesus - Flamengo
A equipe de Jorge Jesus foi o grande 'bicho papão' do futebol brasileiro (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

2021

Mais um ano curioso para os jogos 'pós título' do Flamengo. Com a pandemia do novo coronavírus, o Rubro-Negro conquistou o Brasileirão 2020 em 2021 e, por ter sido campeão na rodada final, o duelo seguinte acabou sendo no Carioca, diante do Nova Iguaçu. Ainda com Rogério Ceni, a equipe perdeu para o Vasco depois de vencer a Supercopa, e empatou com o Vélez após levantar o Estadual. 

​Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu - Carioca (Pós Brasileirão)
​Flamengo 1 x 3 Vasco da Gama - Carioca (Pós Supercopa do Brasil)
Flamengo 0 x 0 Vélez Sarsfield - Libertadores (Pós Carioca)

+ Gabigol passa Pelé: saiba os brasileiros com mais gols em finais de Libertadores

2022

Neste ano, o Flamengo não conquistou o Carioca e não venceu a Supercopa do Brasil. Por isso, o primeiro duelo no recorte é a vitória sobre o América-MG. O Rubro-Negro pode fechar a temporada com 100% de aproveitamento depois de conquistar títulos nesta quarta-feira, diante do Corinthians. 

América-MG 1 x 2 Flamengo - Brasileirão (Pós Copa do Brasil)

O duelo entre cariocas e paulistas está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Terceiro colocado do Brasileirão, com 61 pontos, o Flamengo pode atingir a segunda posição com uma vitória diante do Corinthians. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter