Fluminense está matematicamente classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores 2023

Com o empate entre São Paulo e Atlético-MG, no Morumbi, o Tricolor carimbou a vaga na fase de grupos em sua terceira participação seguida na competição continental

Corinthians x Fluminense
Fluminense está na fase de grupos da Copa Libertadores 2023 (MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)

Escrito por

O Fluminense já havia carimbado sua vaga na próxima edição da Copa Libertadores ao derrotar o Ceará por 1 a 0 , no Castelão. No entanto, com o empate entre São Paulo e Atlético-MG por 2 a 2, no Morumbi, o Tricolor garantiu com três rodadas de antecedência a vaga na fase de grupos da competição continental em 2023.

Com a igualdade no Morumbi, o Tricolor Paulista, atual oitavo colocado, soma 51 pontos e como só poderá chegar a 60, não terá mais condições de ultrapassar a equipe de Diniz. O Galo, por sua vez, tem chance de ainda terminar com os mesmos 61 pontos dos cariocas, mas com menos vitórias (Flu tem 18 contra 13 do Galo).

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro

Restam três rodadas para o fim do campeonato e, com isso, o Fluminense terminará na pior das hipóteses na sexta colocação. Contudo, como o Flamengo conquistou as Copas (Libertadores e do Brasil), o Brasileirão terá um G8, e os seis primeiros colocados estarão na fase de grupos no ano que vem. Sétimo e oitavo ficarão na fase preliminar, respectivamente.

Essa será a terceira vez seguida em que o clube carioca disputará a competição continental. Repete o feito de 2011, 2012 e 2013, quando também esteve presente em três edições consecutivas.

+ Fluminense mantém conversas para ampliar contrato do artilheiro Cano

A equipe volta a campo no sábado, às 16h30, para medir forças com o São Paulo, no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileirão. Os dois últimos jogos da temporada serão contra o Goiás, no Rio de Janeiro, e diante do Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

Confira as datas da Libertadores

Eliminatória prévia à fase de grupos
8 de fevereiro a 15 de março

Sorteio dos grupos

22 de março

Fase de grupos

5 de abril a 28 de junho

Sorteio do mata-mata
5 de julho

Oitavas de final
19 a 26 de julho

Quartas de final
23 a 30 de agosto

Semifinais
27 de setembro a 4 de outubro

Final
11 de novembro

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter