Novo técnico do Flamengo, Sampaoli já goleou o clube em três oportunidades; relembre

Treinador argentino disputou cinco partidas diante do Rubro-Negro e venceu quatro

Jorge Sampaoli - Atlético-MG
Argentino goleou o Flamengo no último encontro (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Escrito por

Depois de período de incerteza, o Flamengo tomou um rumo e contratou Jorge Sampaoli para assumir a equipe. A diretoria rubro-negra tentou negociar o retorno de Jorge Jesus, mas optou pelo argentino após as tratativas com o português virarem "novela'". Um fato curioso sobre o novo comandante é o excelente retrospecto diante do Clube da Gávea. 

Ao todo, Sampaoli disputou cinco jogos contra o Flamengo, por Atlético-MG, Santos e Universidad de Chile, e venceu quatro. Três triunfos, inclusive, foram goleadas por 4 a 0, uma por cada equipe, enquanto o único revés veio justamente diante do Rubro-Negro comandado por Jorge Jesus, no primeiro turno do Brasileirão de 2019. 

+ Por que Sampaoli é bem avaliado e foi contratado pelo Flamengo?

UNIVERSIDAD DE CHILE

A passagem do argentino pela Universidad de Chile foi marcada por grandes vitórias e um excelente time, comandado por Eduardo Vargas, Charles Aranguíz e Marcelo Díaz. Um desses triunfos históricos veio diante do Flamengo que, na época, tinha Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid. "La U", de Sampaoli, venceu os dois confrontos pela Copa Sul-Americana: 4 a 0 na ida, no Rio de Janeiro, e 1 a 0 em Santiago. 

Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile - Outubro de 2011 (Gols: Vargas 2x, Lorenzetti e Rojas)
Universidad de Chile 1 x 0 Flamengo - Outubro de 2011 (Gol: Marcelo Díaz)

Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile
O Flamengo foi goleado por La U, no Estádio Nilton Santos (Foto: Cleber Mendes/Arquivo Lance!)

SANTOS

O primeiro clube de Sampaoli no Brasil foi o Santos, logo depois de deixar a seleção da Argentina. A campanha foi surpreendente, desbancando rivais importantes como Palmeiras e Atlético-MG e terminando o Campeonato Brasileiro na segunda posição, atrás apenas do próprio Flamengo, comandado por Jorge Jesus. 

+ Sampaoli 'lutou' por estrela do Flamengo e o impressionou no dia a dia

Foram dois encontros entre Sampaoli e Flamengo em 2019, ambos pela liga nacional, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, as equipes se enfrentaram no Maracanã, valendo a liderança da competição, e o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 com um golaço de Gabigol. Na segunda metade, no entanto, Sampaoli sorriu com goleada por 4 a 0, na Vila Belmiro, com a equipe de Jorge Jesus já campeã e com as atenções focadas no Mundial de Clubes. 

Flamengo 1 x 0 Santos - Setembro de 2019 (Gol: Gabigol)
Santos 4 x 0 Flamengo - Dezembro de 2019 (Gols: Sánchez 2x, Marinho e Eduardo Sasha)

Flamengo x Santos - Jorge Sampaoli
Sampaoli durante Flamengo x Santos, no Maracanã (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

ATLÉTICO-MG

Mesmo após uma excelente temporada pelo Santos, Sampaoli deixou o litoral paulista e rumou para Belo Horizonte, mais especificamente a cidade do Galo. Pelo Atlético-MG, o treinador argentino entregou mais uma boa temporada, mas não conseguiu converter o ótimo elenco da equipe mineira em campeão. 

Diante do Flamengo, apenas uma partida: vitória no Maracanã pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, que teria o Rubro-Negro como campeão. Curiosamente, ele ainda estava no Atlético-MG no segundo turno, mas cumpriu suspensão após ser expulso e acompanhou a goleada por 4 a 0, que derrubou Domènec Torrent, dos camarotes do Mineirão. 

Flamengo 0 x 1 Atlético-MG - Agosto de 2020 (Gol: Filipe Luís - contra)
Atlético-MG 4 x 0 Flamengo - Novembro de 2020 (Gols: Keno, Eduardo Sasha, Zaracho e Gustavo Henrique - contra)

Sampaoli ficou  fora do banco de reservas, mas esteve presente no Mineirão no duelo com o Flamengo, gerando desconfiança do tribunal quanto a conduta do treinador, que estava suspenso
Sampaoli acompanha o duelo das arquibancadas (Divulgação/Mineirão/Agência i7)

Sampaoli chega ao Rio de Janeiro neste domingo para assinar com o Rubro-Negro. A estreia pelo Flamengo está marcada para quarta-feira, diante do Ñublense, no Maracanã. A partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores e será disputada às 21h30 (de Brasília). 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter