Mesmo sem Oscar, Flamengo amplia reunião de astros e fecha janela com elenco em 'outro patamar'
Clube rubro-negro monta duas equipes competitivas e tem 27 jogadores no elenco com passagens por seleções nacionais, contando base e profissional

O Flamengo aproveitou a janela de transferências do meio do ano para fortalecer ainda mais o estrelado elenco. Com quatro reforços vindos da Europa, o saldo positivo lembrou os tempos de 2019 e ampliou a reunião de astros no Ninho do Urubu. Em "outro patamar", o atual grupo rubro-negro soma 436 partidas em seleções nacionais.
+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Flamengo
O investimento do clube ficou na casa dos R$ 90 milhões, sendo que grande parte foi na compra de Everton Cebolinha junto ao Benfica. Além do atacante brasileiro, chegaram os sul-americanos Vidal, Varela e Pulgar - todos com passagens pelo futebol europeu e por suas respectivas seleções.
O quinto reforço de peso ficou no imaginário do torcedor e da diretoria. Oscar tinha o desejo de atuar pelo Flamengo e a novela se estendeu até segunda-feira, prazo final da janela de transferências. O Shanghai Port, no entanto, não liberou o empréstimo do meia até o fim da temporada.
+ Athletico x Flamengo: prováveis times, desfalques e onde assistir
Mesmo sem Oscar, Dorival Júnior tem em mãos o elenco mais forte do futebol brasileiro e sul-americano. Nas últimas semanas, o treinador vem aproveitando a grande quantidade de opções para montar duas equipes diferentes na disputa do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.
DUAS EQUIPES DE ALTO NÍVEL

O "time A" do Flamengo vem disputando as partidas de mata-mata e é composto por: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Com eles em campo, o clube está invicto e eliminou Tolima, Atlético-MG e Corinthians em sequência.
O "time B", por outro lado, vem disputando as partidas do Brasileirão a cada fim de semana: Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Everton Cebolinha, Lázaro e Marinho. Eles venceram Atlético-GO, São Paulo e Athletico e fizeram o Rubro-Negro pular para a vice-liderança no torneio.
+ Flamengo coloca invencibilidade à prova em sequência decisiva longe do Maracanã
Fora dos dois times, ainda há jogadores de bom nível como Hugo Souza, Vitinho e Matheus França - além dos recém-chegados Pulgar e Varela e dos lesionados Diego Alves, Rodrigo Caio e Bruno Henrique.
- Você não sobrevive (no futebol) se não tiver objetivos claros e, principalmente, se os jogadores não acreditarem naquilo que você está propondo. Nós temos uma ideia e estamos tentando segui-la. Nós estamos trabalhando com duas equipes simultaneamente, mas dando a mesma atenção em todos os aspectos. Fazendo com que todos se sintam importantes e participantes do projeto - disse Dorival, à FlaTV.
ELENCO SOMA 436 JOGOS POR SELEÇÕES

Os números comprovam a força do elenco do Flamengo. Ao todo, 15 jogadores rubro-negros têm passagens pelas respectivas seleções nacionais. Todos os quatro reforços da última janela estão presentes nesta lista, com destaque para Arturo Vidal, que soma 133 jogos pelo Chile e é o recordista neste quesito.
O volante é seguido por David Luiz (56), Filipe Luís (44), Pulgar (44) e Arrascaeta (38) no Top-5.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados
Jogadores do Flamengo com jogos por seleções:
Vidal - 133 jogos
David Luiz - 57 jogos
Filipe Luís - 44 jogos
Pulgar - 40 jogos
Arrascaeta - 38 jogos
Diego Ribas - 34 jogos
Everton Cebolinha - 25 jogos
Everton Ribeiro - 20 jogos
Gabigol - 18 jogos
Diego Alves - 10 jogos
Varela - 7 jogos
Rodrigo Caio - 5 jogos
Pablo - 2 jogos
Bruno Henrique - 2 jogos
Pedro - 1 jogo
Fora da lista acima, ainda há 12 jogadores que vestiram a Amarelinha apenas nas categorias de base. É o caso de: Santos, Hugo Souza, Matheus Cunha, Matheuzinho, Léo Pereira, Ayrton Lucas, Thiago Maia, João Gomes, Victor Hugo, Matheus França, Lázaro e Vitinho.
+ Veja mais notícias do Flamengo
Os goleiros Santos e Hugo Souza já foram convocados por Tite para a seleção principal, mas não entraram em campo e, por isso, não aparecem na primeira lista. Vale lembrar que Thiago Maia e Santos contam com títulos importantes com a seleção sub-23: as Olimpíadas de 2016 e 2020, respectivamente.
Dessa forma, contando todas as categorias, o Flamengo tem praticamente o elenco inteiro com passagens por seleções nacionais. As únicas exceções são Rodinei, Fabrício Bruno e Marinho.
* Em colaboração para o LANCE!

Flamengo
Flamengo aposta em retrospecto para transformar trauma do passado em lição na Libertadores
Há 9 horas
Fora de Campo
Inteligência artificial aponta resultado de Flamengo x Del Valle na Libertadores
Há 10 horas
Fora de Campo
Torcedores do Flamengo reagem à atuação de Reinier em Atlético x Santos
Há 20 horas
Flamengo
Escalação: Flamengo encerra preparação para decisão contra o Del Valle na Libertadores
Há 22 horas
Flamengo
Adriano Imperador 'para' evento no Rio e crava classificação do Flamengo na Libertadores
Há 22 horas
Fora de Campo
Conmebol comete gafe com jogador do Flamengo em anúncio
Há 1 diaMais LANCE!

Flamengo x Del Valle: onde assistir, horário e escalações do jogo pela Libertadores

Conmebol promove evento no Rio com lendas e taça da Libertadores

Flamengo aprova reforma estatutária e institucionaliza modelo de gestão profissional

Flamengo encaminha venda de Lorran para clube dos Emirados Árabes

Flamengo e Paolo Guerrero chegam a acordo na Justiça após oito anos

Erick Pulgar, do Flamengo, esclarece relação com técnico do Chile: 'Existe respeito'

Conselho do Flamengo vota proposta de gestão profissional nesta terça; veja mudanças

Danilo vive expectativa por renovação no Flamengo: 'Fazer mais um ano bonito juntos'

Joaquín Freitas mostra credenciais e ganha aval no Flamengo: 'Entendeu como funciona'

Flamengo mobiliza torcida para construção de miniestádio no Ninho do Urubu

Flamengo lança série no YouTube sobre esportes olímpicos do clube

Libertadores: Flamengo x Del Valle terá árbitro de Copa do Mundo e Mundial de Clubes

Flamengo x Del Valle na Libertadores tem mais de 55 mil ingressos emitidos



