Geração de 2019 do Flamengo busca ‘peça que falta’ ao quebra-cabeça de títulos

Elenco vitorioso do Rubro-Negro ainda já venceu todos os títulos possíveis, com exceção da Copa do Brasil

Diego com a taça do Brasileirão 2020
(Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Escrito por

Desde 2019, o Flamengo vem colecionando títulos e aumentando ainda mais a grandeza do clube. No entanto, a Copa do Brasil é a peça que falta ao quebra cabeça da geração mais vitoriosa desde os tempos de Zico. A partir desta quarta-feira, o Rubro-Negro pode pavimentar o caminho para mais uma conquista. 

Ao todo, a atual geração de Gabigol e companhia já conquistou nove títulos pelo Flamengo. São eles: Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021); Campeonato Brasileiro (2019 e 2020); Supercopa do Brasil (2020 e 2021); Recopa Sul-Americana (2020) e Libertadores (2019). 

Vale destacar que, no período, a equipe rubro-negra também teve alguns percalços, como o vice-campeonato no Mundial Interclubes (2019) e na Libertadores (2021). No entanto, o Flamengo venceu a maioria das finais que disputou, tendo aproveitamento de 63%. 

+ Flamengo tem quatro pendurados para jogo de ida da final da Copa do Brasil


Mesmo com as boas campanhas nas mais diferentes competições, a Copa do Brasil nunca esteve tão perto. A melhor campanha até este ano tinha sido em 2021, quando o Rubro-Negro foi eliminado na semifinal para o Athletico Paranaense. Agora, a chance é real e, para alguns, a equipe de Dorival Júnior é favorita ao título. 

VEJA NÚMEROS DO FLAMENGO EM FINAIS* NO PERÍODO (2019-2022)

13 finais (2 ainda a serem disputadas)
7 conquistas
27 gols marcados em decisões
2.1 média de gols
1 título a cada 35 partidas

*O Campeonato Brasileiro é disputado em pontos corridos e não entra na lista

Gabigol - Libertadores
Gabriel é o grande protagonista da geração vitoriosa (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

+ Flamengo inicia semana decisiva de treinos para final da Copa do Brasil; veja programação

A última final do Flamengo na Copa do Brasil foi em 2017, quando perdeu para o Cruzeiro, nos pênaltis. Desde então, o mata-mata nacional tem sido uma sina para o Rubro-Negro, recheada de eliminações que marcaram o torcedor. 

Para esta geração, um triunfo na decisão significaria o décimo título em espaço de quatro temporadas. E a conta ainda pode aumentar, já que o Flamengo ainda disputará a final da Libertadores, no dia 29 deste mês. 

+ Confira o chaveamento da Copa do Brasil

Marcados na história, Gabigol, Arrascaeta, Everton Ribeiro e companhia podem dar um passo importante nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena. O jogo de volta da decisão será uma semana depois, no Maracanã, para mais de 60 mil torcedores de Flamengo e Corinthians. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter