Logo Lance! Betting

Flamengo: Vítor Pereira tem opções para suprir ausência de Arrascaeta na final do Carioca

Treinador português pode utilizar Everton Ribeiro, substituto natural, ou mexer no esquema da equipe

Flamengo x Vasco - Vitor Pereira
Treinador ainda está pressionado no comando do Rubro-Negro (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

Escrito por

O Flamengo não terá Arrascaeta na final do Campeonato Carioca. O uruguaio teve lesão no adutor da coxa esquerda e não participou de nenhum treinamento durante o período de preparação do elenco. Agora, Vítor Pereira precisará se virar sem o camisa 14, mas tem algumas opções interessantes à disposição. 

+ Flamengo quer cautela com Arrascaeta após problemas físicos consecutivos; entenda recuperação

A escalação para o clássico deste sábado ainda é um mistério, embora o esquema de jogo gire em torno da ausência de Arrascaeta. Entre três volantes, substituto natural e esquema ofensivo, o LANCE! explica possíveis mudanças do técnico português no Flamengo

SUBSTITUTO NATURAL E ESQUEMA OFENSIVO

Se for no "feijão com arroz", Vítor Pereira escalará Everton Ribeiro no lugar de Arrascaeta. O meia tem características parecidas com a do uruguaio e encaixa bem na função de construtor exercida pelo camisa 14. Os dois, inclusive, jogam juntos a bastante tempo e foram "separados" recentemente pelas mudanças promovidas por Vítor Pereira. 

Outra opção para tornar o Flamengo ainda mais ofensivo é escalar Everton Cebolinha no ataque. Gabi já provou que pode fazer a função de meia armador em outras oportunidades na temporada, e o camisa 11 vem em crescente na temporada. Curiosamente, o atacante balançou as redes diante do próprio Fluminense, na Taça Guanabara. 

+ Vítor Pereira adota estratégia para manter escalação do Flamengo em sigilo

Gabigol Treino Flamengo
Gabi fez trabalho de reequilíbrio muscular ao longo da semana (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

FORMAÇÃO DEFENSIVA E MISTÉRIO

O último teste promovido pelo treinador português foi com uma formação mais defensiva. Ao manter a dupla de ataque com Gabi e Pedro, Vítor Pereira entraria em campo com três volantes: Thiago Maia, Gerson e Vidal. O intuito seria conter os avanços de um Fluminense mais entrosado e que gosta de manter a posse de bola. 

Como mencionado pelo próprio treinador e jogadores nas últimas entrevistas, o Flamengo deve se adaptar conforme o adversário e circunstâncias de jogo. Outras mudanças podem acontecer na zaga, com possível retorno de Filipe Luís ao setor. O jogador tem treinado normalmente com o elenco nas últimas semanas, após período de recuperação física. 

Arrascaeta e Vítor Pereira
Vitor Pereira e Arrascaeta têm conversa durante treino no Marrocos (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Mesmo com um elenco robusto, no entanto, o Flamengo deve sentir falta de Arrascaeta. O aproveitamento da equipe com o jogador é muito superior aos jogos em que ele não entrou em campo, segundo dados da plataforma SofaScore. O Rubro-Negro enfrenta o Tricolor neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. 

VEJA O APROVEITAMENTO* DO FLAMENGO


Com Arrascaeta:
105 jogos (70 vitórias, 20 empates e 15 derrotas)
73% de aproveitamento
2.21 gols marcados por jogo
0.88 gols sofridos por jogo

Sem Arrascaeta:
65 jogos (33 vitórias, 14 empates e 18 derrotas)
58% de aproveitamento
1.49 gols marcados
0.95 gols sofridos

*Desde a temporada 2021

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter