Flamengo quer cautela com Arrascaeta após problemas físicos consecutivos; entenda recuperação

Tempo de recuperação pode ser de dois meses, caso a evolução no processo seja lenta

Arrascaeta - Flamengo
Arrascaeta durante treino do Rubro-Negro (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

A notícia de que Arrascaeta está lesionado e ficará de fora da ação no Flamengo pelo próximo mês mexeu com o ambiente de clube e torcida. O uruguaio é peça fundamental para o esquema de qualquer treinador que passou pelo Rubro-Negro, mas vinha convivendo com problemas físicos desde o fim do ano passado. Agora, a ideia é manter a calma para que ele retorne 100%. 

+ Mudança da CBF não muda cenário, e Flamengo admite fechar janela sem mais reforços

O LANCE! apurou que, assim como Bruno Henrique, Arrascaeta passará por processo de recuperação física com o departamento médico. O intuito é deixar a musculatura totalmente curada, para que o jogador sinta segurança na movimentação e ações com a bola no retorno aos gramados. Por isso, o tempo de "molho" pode ser grande. 

O L! também confirmou que a lesão de Arrascaeta foi de grau 3, ou seja, considerada uma das mais graves. Por isso o processo de cautela, para que o jogador recupere a musculatura de maneira íntegra antes de retornar aos gramados. Inicialmente, sabia-se que o atleta desfalcaria o time nas finais do Carioca e na estreia da Libertadores, mas o uruguaio deve ficar fora por mais jogos. 

Embora o Flamengo não tenha divulgado um parecer, imagina-se que o tempo de recuperação fique entre 45 e 60 dias. Nesses moldes, o jogador ficaria de fora das estreias no Campeonato Brasileiro na Copa do Brasil. Vale destacar que o processo vai de jogador para jogador, ou seja, ainda pode variar para mais e para menos. 

+ Flamengo: jogador que não atua há dois meses pode retornar em nova função com Vítor Pereira

Flamengo x Del Valle - Arrascaeta
Arrascaeta disputou praticamente todos os jogos do Flamengo em 2023 (Foto: Armando Paiva / Lance!)

PROBLEMAS VEM DESDE O ANO PASSADO

No fim da temporada 2022, Arrascaeta vinha sofrendo com dores na coxa e, como mencionado pelo próprio jogador, entrou em campo no sacrifício nas decisões da Copa do Brasil e da Libertadores. O plano do Flamengo era manter o jogador em repouso após o final da jornada, mas o meia foi convocado para a disputa da Copa do Mundo pelo Uruguai e teve férias depois do restante do elenco.

O descanso depois da disputa do Mundial do Qatar não foi suficiente, e o jogador voltou a sentir dores no local durante a pré-temporada do Flamengo. Elas têm se intensificado desde então e, por isso, Arrascaeta chegou a perder jogos nesta temporada. A sequência de clássicos e decisões, no entanto, fez com que a rotação fosse acima do esperado e, agora, a lesão mais grave aconteceu.

Vasco x Flamengo
Arrascaeta se lesionou contra o Vasco, pela semifinal do Carioca (Foto: EFE/EPA/Noushad Thekkayil)

+ Flamengo x Fluminense: onde assistir, escalações e desfalques da final do Carioca

Como mencionado, a certeza é de que Arrascaeta ficará de fora dos dois jogos da final do Campeonato Carioca e da estreia do Flamengo na Libertadores. Enquanto isso, o Rubro-Negro segue a preparação para a ida da decisão do Estadual, que acontecerá neste sábado, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter