Jorge Jesus CAP x Flamengo

Jorge Jesus não terá vida fácil até quarta-feira (Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo/Lancepress!)

LANCE!
25/07/2019
17:40
Rio de Janeiro (RJ)

O clássico diante do Botafogo, neste domingo, marcará o encontro de dois times que passam por um período esportivo turbulento e que estão em desvantagem em torneios continentais, cujas continuidades serão já nesta quarta-feira. Mandante, o Flamengo ainda precisa lidar com um dilema: escalar a garotada ou os titulares disponíveis, incluindo as estrelas que restaram?

Na derrota para o Emelec, Jorge Jesus viu Diego Ribas sair - gravemente - lesionado e se juntar a Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Vitinho no departamento médico do Flamengo. As opções estão escassas e, após a eliminação na Copa do Brasil e a dura derrota para os equatorianos (2 a 0) na Libertadores, Jesus terá que ser criativo para mudar as peças e elevar o nível das atuações. 

QUEM PODE SER POUPADO

Jorge Jesus costuma alterar dois ou três jogadores a cada partida para dar um "frescor" ao time, evitando que a intensidade suavize. O único setor de linha que ainda não foi poupado é a zaga. Léo Duarte e Rodrigo Caio atuaram em todas as cinco partidas sob o comando do técnico português. 

Emelec x Flamengo
Caio e Léo têm jogado com frequência (Foto: A. Vidal/Flamengo)

O espanhol Pablo Marí foi recém-contratado e pode fazer a sua estreia. Outra opção para o sistema defensivo, Rhodolfo pode retornar à equipe, algo que não ocorre desde o dia 1º de maio - em derrota para o Internacional no Beira-Rio. 

Nas laterais, nenhuma das peças tem atuado de maneira sequencial, então não devem trazer dores de cabeça para Jesus. Já o meio-campo é onde mora o maior receio. Sem meias, é difícil imaginar que Gerson, recém-contratado e ainda longe de sua melhor forma física, não se sacrifique ao atuar pela terceira e quarta partidas consecutivas, tendo em vista que será essencial no jogo de volta das oitavas da Libertadores.

No último jogo, Bruno Henrique e Gabigol compuseram o ataque. Desfalque contra o Athletico-PR, o primeiro retorna de uma torção no tornozelo e, naturalmente, será "sacrificado" caso tenha que jogar neste domingo e na quarta-feira. Já Gabigol, destaque da Era Jesus, vem uma sequência pesada e ainda não foi substituído com o comandante. Vai ser mantido?

Emelec x Flamengo
Gabigol é o único do ataque jogou todos os minutos com Jesus (Foto: Rodrigo Buendia / AFP)

QUEM PODE SER TESTADO

Como externado acima, o dilema é considerável. E se tiver que poupar todos os atletas que podem "estourar", quem Jesus escalará? As opções viram para a garotada. No meio, Hugo Moura, caso Willian Arão e/ou Cuéllar sejam poupados, pode pintar diante do Botafogo.

Já no meio para a frente, Lucas Silva e Lincoln, as duas últimas cartadas de Jorge Jesus no Equador, são outros jovens que têm boas chances de iniciarem. E agora, a se reapresentar após o amistoso pela Seleção Brasileira sub-17 nesta sexta, Reinier - inscrito na Libertadores - aparece como possível solução. 

A aguardar como Jorge Jesus montará o time que pode amenizar a má fase no clássico, a partir desta sexta, já que o elenco folga nesta quinta. 

Lincoln - Flamengo
Lincoln não foi bem contra o Emelec (Foto: AFP)