Renato Gaúcho - Flamengo

Renato Gaúcho não irá para Natal, mas avisou que será ativo no comando (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Lazlo Dalfovo
02/08/2021
06:05
Rio de Janeiro (RJ)

Implacável com Renato Gaúcho, o Flamengo chegou a sete vitórias consecutivas na temporada, após o triunfo do último domingo, contra o Corinthians, pelo Brasileiro, sendo seis delas sob o comando do novo técnico. E a tendência é que a engrenagem esteja ainda mais afinada na próxima rodada, já que o time titular terá agora uma semana cheia para treinos.

A decisão de não levar os principais jogadores a Natal para o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o ABC, nesta quinta-feira, partiu de Potaluppi, que ficará no Rio para treinar o plantel principal, inclusive. Como há 6-0 de vantagem e a vaga encaminhada, o Flamengo pode ver algumas peças com pouco espaço engrenarem e ampliarem o leque do treinador visando à sequência do ano.

+ Fla na cola do G-4: veja a tabela completa do Brasileirão

Renato ainda não definiu os relacionados que viajarão, mas a tendência é que sejam atletas dos times B e C. O LANCE! separou cinco jogadores que não têm atuado com frequência e que devem se beneficiar da estratégia. Veja:

RODINEI

Rodinei - Flamengo
Rodinei voltou ao Fla em junho (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Rodinei é, atualmente, a terceira opção na lateral direita, atrás de Isla e Matheuzinho. Com Renato, atuou 11 minutos contra o Bahia e mais 33 diante do ABC - o seu último jogo, quando entrou para ser o lateral-esquerdo, já que Renê se lesionou e Filipe Luís estava poupado. Foi bem, incisivo e, amparado à boa passagem pelo Internacional, pode mostrar que não é carta fora do baralho no elenco, seja em qual lado for escalado. 

RAMON

Ramon - Flamengo Sub-20
Ramon tem sido capitão do sub-20 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Por falar na lateral esquerda, Ramon está com a faca e o queijo na mão caso Renato opte por escalá-lo. Seria a sua estreia com o atual comandante, que já avisou que prefere deixar a molecada com rodagem no time sub-20 se não for utilizá-la nos jogos do profissional. Relacionado contra o Corinthians ontem, o jovem tem se destacado na base, inclusive com gols e sendo capitão.

BRUNO VIANA 

Bruno Viana - Flamengo
Bruno precisa readquirir confiança (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Única contratação da temporada, Bruno Viana vive um inferno astral no Ninho do Urubu. A sua passagem por empréstimo, a findar em dezembro, tem sido um desastre, mas as oportunidades com Renato Gaúcho, ao menos, têm aparecido com uma certa frequência. Com o treinador, atuou nos minutos derradeiros contra o Corinthians (ontem) e na estreia dele - a vitória magra contra o Defensa y Justicia, na Libertadores. Foi titular no jogo de ida contra o ABC, e, diante de um frágil ataque, foi bem. Já tem a receita para repetir uma atuação segura e enfim engatar uma sequência positiva pelo clube.

JOÃO GOMES

João Gomes - Flamengo
Gomes tem 30 jogos na temporada, sendo apenas dois com Renato Gaúcho (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Pupilo de Rogério Ceni, João Gomes perdeu espaço no Fla depois que Willian Arão voltou a ser volante, com Renato Gaúcho. Gomes foi titular na estreia de Portaluppi, já que o técnico não tinha Diego e Arão à disposição. O camisa 35 jogou os 90 minutos - sem destaque. Depois, saiu do banco e jogou na partida seguinte por 25 minutos, diante do Bahia. Desde então, não é acionado, o que tende a ocorrer nesta semana. A chance é ótima para ele voltar aos holofotes.

VITOR GABRIEL 

Flamengo - Vitor Gabriel
V. Gabriel retornou ao Fla há um mês (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Aos 21 anos, o cria do Ninho Vitor Gabriel pode ser a maior surpresa do Flamengo em Natal. Isso porque, desde que retornou de empréstimo do Braga, de Portugal, há exato um mês, ainda não entrou em campo - embora tenha ficado no banco. Vitor Gabriel deve se beneficiar com a ausência de Rodrigo Muniz, na iminência de ser vendido e baixa por conta da Covid-19. Com Pedro ou não a iniciar entre os 11, o jovem centroavante deve ganhar os primeiros minutos após a sua volta ao Rubro-Negro.