Pará é um dos cinco reforços da Raposa para o ano de 2022

Pará é um dos reforços confirmados pela Raposa para a temporada 2022 (Divulgação/Cruzeiro)

Valinor Conteúdo
13/12/2021
06:10
Belo Horizonte

Com mais um fracasso na Série B, o Cruzeiro vai jogar a segunda divisão nacional pelo terceiro ano seguido. E, com uma pressão por resultados cada vez maior, o clube mineiro está indo forte ao mercado e terá no comando do futebol o técnico Vanderlei Luxemburgo e Alexandre Mattos, que voltará a comandar o departamento na Raposa. 

Todas essas movimentações do mercado indicam que o Cruzeiro pode encerrar a punição da FIFA , o Transfer Ban, que o impede de registrar novos jogadores por uma dívida de R$ 15 milhões pelas compras de Arrascaeta e Riascos, que ainda não foram pagas ao Defensor-URU e ao Mazatlán, do México. Confira como anda as movimentações de mercado do time celeste para a próxima temporada.

CONTRATAÇÕES DO CRUZEIRO

Fernando Neto e Pedro Castro
Fernando Neto, de 28 anos, atua no meio de campo e na lateral. Ele estava no Vitória desde 2020. Em 2021, ele fez 33 jogos, marcando três gols e dando três assistências pela equipe rubro-negra.

Já Pedro Castro, também de 28 anos, foi campeão da Série B deste ano pelo Botafogo, entrando em 38 jogos na temporada do time carioca, sendo 35 deles como titular.

Pará, Edu e Filipe Machado
O Cruzeiro também fechou com o lateral-direito Pará, que estava no Santos. O jogador de 35 anos tinha contrato até o fim de 2022 com o Peixe, mas decidiu não manter o vínculo e assinar com a Raposa.

Outra posição reforçada é o ataque, com a chegada de Edu, artilheiro da Série B 2021, com 17 gols, pelo Brusque. O jogador já havia se despedido do clube catarinense e fechou acordo com o Cruzeiro para 2022.

Por fim, Filipe Machado, volante que esteve no clube até fevereiro de 2021, volta ao clube, depois de sair do Grêmio, que o havia emprestado para a Raposa no ano passado.

Maicon
O zagueiro, de 33 anos, revelado pela Raposa e com sucesso no São Paulo, estava no futebol turco e assinou contrato até o fim de 2022, aceitando encarar o projeto de reconduzir o Cruzeiro de volta à elite nacional.

João Paulo
João Paulo, meia de 31 anos, jogou a Série A do Brasileiro pelo Atlético-GO, O jogador tinha contrato com o clube goianiense até o fim deste ano, mas já confirmou sua saída. Ele vem para a Toca da Raposa sem custos para os cofres da Raposa. Esse é o sétimo reforço do clube para 2022.

Jaílson 

O Cruzeiro oficializou o acerto com o goleiro Jailson, de 40 anos, que estava sem clube atualmente desde que deixou o Palmeiras. O jogador ficará uma temporada na Toca da Raposa.

Sidnei

A Raposa confirmou a chegada de mais um reforço. Trata-se do zagueiro Sidnei, ex-Internacional e Bétis-ESP, seu último clube. O jogador, de 32 anos, estava livre no mercado, o que facilitou a vinda para a Raposa. O tempo de contrato é por uma temporada.

RENOVOU

O Cruzeiro anunciou a renovação de contrato do meia Giovanni, que tinha vínculo com a Raposa até o fim do mês. O jogador acertou a permanência no clube azul por mais uma temporada.

JOGADORES NA MIRA
Mateus Silva pode ser anunciado em breve. O zagueiro, de 28 anos, deixou o Ituano e disse que busca novos ares para a carreira. Outro nome forte é do atacante Dentinho, de 32 anos, que estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O time mineiro ofereceu dois anos de contrato para o ex-corintiano. A Raposa ainda busca um goleiro para pensar na substituição do ídolo Fábio e Gabriel Brazão, revelado pelo clube e que está na Inter de Milão é o nome desejado pelo clube.

O zagueiro, que também pode atuar como lateral, Danilo Avelar, entrou no radar do Cruzeiro para a próxima temporada. A vinda do jogador pode ser facilitada, pois o Corinthians não o colocou em seus planos para o ano que vem. Sem atuar há mais de um ano após lesão e episódio de injúria racial,o jogador foi descartado oficialmente pelo Timão.

Petros, ex-Corinthians, está na mira celeste. Mas, por enquanto são apenas conversas, sem uma negociação aberta.


QUEM SAIU

A lista de dispensas é grande: os zagueiros Léo Santos, Joseph e Rhodolfo já saíram. Os laterais Jean Victor e Norberto também não seguirão na Toca da Raposa. O argentino Ariel Cabral não teve o contrato renovado.

Rafael Sobis se aposentou Dudu, Felipe Augusto e Marcinho não serão aproveitados por Luxemburgo. O volante Henrique não está nos planos do clube em 2022. Ainda não sabe se fica: Wellington Nem.

Sassá não teve o contrato renovado. Keké, que veio emprestado pelo Tombense, não renovará.

Alan Ruschel, que está emprestado ao América-MG até o fim do ano, não será aproveitado pela Raposa 2022. Ele foi liberado para procurar outro clube.

Wellington Nem 

O atacante Wellington Nem não é mais jogador do Cruzeiro. O atleta, de 29 anos, não estará no elenco de 2022. Em comunicado nesta segunda-feira, 20 de dezembro, informou que não houve um entendimento com o clube e está livre no mercado.

QUEM PODE SAIR
Marcelo Moreno tem sondagem do Cerro Porteño, do Paraguai. Raul Cáceres não deve ficar, pois mesmo com boas atuações, perdeu espaço com Luxemburgo, com quem não tem boa relação desde os tempos de Vasco, quando trabalharam juntos.

RETORNOS DE EMPRÉSTIMOS
O Cruzeiro tem nove jogadores emprestados, que retornarão para o clube. Eles foram observados por Luxemburgo e podem ganhar uma chance: os zagueiros Arthur e Gustavo Rissi, o lateral Rafael Santos, o meia Vitinho e os atacantes Airton, Laércio, Vinícius Popó e William Pottker.


TIME-BASE DE 2022
Fábio, Pará, Eduardo Brock, Ramon e Matheus Pereira; Adriano, Lucas Ventura, Pedro Castro e João Paulo; Edu e Vitor Leque Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

DESAFIOS PARA 2022
A maior missão da Raposa no próximo ano é ter uma equipe competitiva para conseguir deixar a Série B e jogar na elite nacional em 2023, para seguir na retomada de recuperação do clube. Ainda terá pela frente o Mineiro e a Copa do Brasil. 

OS PRIMEIROS JOGOS DE 2022
26/01 - Cruzeiro x URT - Campeonato Mineiro
30/01 - Athletic x Cruzeiro - Campeonato Mineiro
03/02 - Cruzeiro x América-MG - Campeonato Mineiro
06/02 - Caldense x Cruzeiro - Campeonato Mineiro
10/02 - Cruzeiro x Democrata-GV - Campeonato Mineiro