Merecimento! Mantidos, laterais 'reservas' reforçam filosofia do Timão
Mesmo com Fagner e Uendel recuperados de lesões, técnico Tite deixará Edilson e Guilherme Arana como titulares do Corinthians em possível jogo do título contra o Vasco

Merecimento. A palavra tão adorada e usada pelo técnico Tite volta a aparecer no Corinthians antes do possível jogo do título brasileiro, contra o Vasco, nesta quinta-feira, em São Januário. É baseado nos méritos de cada jogador, filosofia apregoada desde a primeira passagem do treinador pelo Timão, que os laterais Edilson e Guilherme Arana serão mantidos como titulares na partida da 35ª rodada.
A dupla passou a maior parte da campanha no banco de reservas, mas ganhou chance no fim de setembro, com as lesões de Fagner e Uendel. Apesar de alguns vacilos, eles deram conta do recado, foram crescendo aos poucos de produção e se mantiveram invictos neste período. Desde a última semana, porém, a dupla titular está recuperada e fazendo sombra a eles, mas Tite decidiu que não mudará a equipe.
O episódio evidencia ainda mais os métodos de trabalho do comandante alvinegro, que já havia adotado postura parecida em outros momentos deste Brasileirão, como quando sacou Ralf para a entrada de Cristian e Bruno Henrique e quando colocou Luciano no lugar de Vagner Love (veja mais detalhes abaixo).
– O elenco do Corinthians é um dos melhores do Brasil. Para cada posição tem, no mínimo, dois jogadores de alto nível. Mas sem dúvida nenhuma não adianta ter só jogadores de alto nível e não ter um comandante para poder nos orientar e nos levar onde estamos agora, muito perto de um título brasileiro – afirmou Edilson, em entrevista à Rádio Brasil.
Fagner e Uendel fizeram de tudo para estarem aptos para jogar essa partida e acreditavam que poderiam estar em campo na reta final da competição. Embora um pouco frustrados, eles não estão surpresos ou desapontados. Quem trabalha com Tite, já está acostumado a ouvir a "palavra mágica" dele: merecimento.
QUANDO O MERECIMENTO PREVALECEU
Disputa de volantes
Ídolo da Fiel, o volante Ralf não fazia bom começo de Brasileirão e aparentava estar fora de forma. Na quinta rodada, ele perdeu a posição para Cristian, que logo na sequência se machucou. Bruno Henrique foi então escolhido para ocupar a posição e teve ótimo desempenho. Contudo, após grande sequência, ele se machucou e abriu espaço para Ralf retonar. O camisa 5 deu a volta por cima e foi tão bem que, mesmo com Bruno recuperado de lesão, ele não voltou para a reserva. Tite costuma citar esse caso como exemplo de sua filosofia de trabalho.
Homem-gol
Mesmo sendo mais badalado e experiente, Vagner Love perdeu a titularidade para Luciano quando vivia má fase e seca de gols. Antes, Romero já havia tido chances na vaga dele. A titularidade só foi retomada pelo hoje camisa 99 quando Luciano teve de operar o joelho.
Pelas beiradas
As pontas do ataque corintiano também testemunharam a teoria de "merecimento" do técnico Tite. Nem mesmo Emerson Sheik escapou, ao perder a posição para o colombiano Mendoza em alguns jogos do primeiro semestre. Mais recentemente, Malcom foi desbancado por Rildo, que vinha bem, mas recuperou a posição no mesmo jogo em que a perdeu por conta de uma lesão do veloz concorrente.
No passado
Desde sua primeira passagem pelo Corinthians, Tite fala muito que o merecimento dos atletas motiva as suas decisões. Edenilson, Romarinho, Cleber, Leandro Castán e Willian são alguns dos exemplos da passagem anterior do técnico corintiano desde 2010/2011.

Futebol Nacional
Palmeiras lidera Brasileirão em eficiência, mas Flamengo também é letal
Há 2 horas
Futebol Nacional
Brasileirão se encaminha ao terço final com probabilidades acirradas
Há 5 horas
Futebol Feminino
Brasileirão Feminino começa decisão das quartas de final nesta sexta-feira; veja o que está em jogo
Há 23 horas
Corinthians
Garro, Yuri Alberto e Memphis: Corinthians busca reação com trio que dá resultado
Há 1 dia
Corinthians
Memphis volta aos treinos no Corinthians; Vitinho inicia transição
Há 1 dia
Corinthians
Corinthians antecipa valores com patrocinadora, mas mantém atrasos no basquete
Há 1 diaMais LANCE!

Conmebol define árbitros dos jogos de ida das quartas da Libertadores

Breno Bidon decide ficar no Corinthians após proposta do Besiktas

Ex-Corinthians e Flamengo é anunciado como reforço na ESPN

Corinthians confirma venda de Leticia Teles ao Al Qadsiah, da Arábia Saudita

Torcedores reprovam possível saída de Breno Bidon do Corinthians

Corinthians é denunciado por episódio envolvendo criança e camisa de Neymar

Sem Yuri Alberto, Corinthians perde referência e tem queda de rendimento

Caixa se manifesta sobre dívida do Corinthians pela Neo Química Arena

Clube europeu demonstra interesse em Breno Bidon, do Corinthians

Corinthians recusa proposta de clube europeu por Gui Negão

Ex-atacante de Corinthians e Vasco vive nas ruas após vício em crack

Empresário de André critica diretoria do Corinthians: 'Não pode iludir'

Clube europeu anuncia contratação do atacante Favela, do Corinthians



