LANCE! Espresso: Federação e clubes montam o circo itinerante do Campeonato Paulista

Esta página triste do futebol brasileiro, movida apenas a fatores financeiros, tem coautoria

Sede da Federação Paulista de Futebol
RODRIGO CORSI/FPF

Escrito por

Um circo, agora itinerante. Poucas horas depois de anunciar a suspensão das próximas três rodadas do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol mudou de ideia e confirmou que o Estadual retorna amanhã, com Mirassol x Corinthians disputado em (atenção) Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

A cidade ainda deve receber São Bento x Palmeiras. Deve, porque é impossível acompanhar a lógica torta de uma entidade que deveria zelar por seus produtos, afiliados e atletas.

Com uma tremenda falta de sensibilidade, a FPF vai buscando brechas para não interromper um torneio de pouco valor. Mesmo no segundo ano da pandemia, nem o formato da disputa foi modificado - a quantidade de datas foi mantida, atrapalhando mais uma vez um calendário de já difícil equação.

Enquanto o mundo olha para o Brasil num misto de pena e espanto diante do retrato cruel de mortes, os cartolas mantêm discursos vazios e afirmações insólitas, como garantir a eficácia de um protocolo que já se mostrou falho e insuficiente para impedir surtos nos clubes. Em mais uma noite constrangedora do futebol brasileiro, a bola vai rolar alheia ao que acontece do lado de fora do gramado.

A federação paulista tem uma dezena de defeitos. Mas não se esqueça: a maioria deles tem a assinatura dos clubes que a integram. Esta página triste, movida apenas a fatores financeiros, tem coautoria. Nunca foi tão Paulistinha quanto agora.

O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter