Com Luxemburgo garantido e elenco confiante, Corinthians prioriza Brasileirão em relação aos mata-matas

Clube se assusta com 'fantasma do rebaixamento', e Libertadores e Copa do Brasil ficam em segundo plano

Botafogo-x-Corinthians-Luxemburgo
Luxa está respaldado no cargo mesmo com momento ruim (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

Escrito por

O Corinthians tem jogo importante pela Libertadores nesta quarta-feira (24), contra o Argentinos Juniors, mas o foco do clube está voltado para o Brasileirão. A diretoria teme o 'fantasma do rebaixamento' e aposta as fichas no torneio, com o técnico Vanderlei Luxemburgo respaldado no cargo e comandando o time nesta 'missão'.

Mesmo com a derrota para o Flamengo no domingo (21), a comissão técnica e o elenco alvinegro se animaram com o desempenho do Timão na partida e ficaram mais confiantes para a sequência. A impressão é que a equipe começou a apresentar os resultados esperados, ainda mais diante de um adversário potente como o Rubro-Negro.

> Flamengo x Corinthians bate recorde: veja os 20 maiores públicos do Brasileirão 2023 até aqui

Apesar de Luxemburgo ainda não ter conseguido uma vitória sequer, são quatro derrotas e dois empates desde sua chegada, o técnico tem total respaldo interno no momento. Por enquanto, não se trabalha com a possibilidade de troca de treinador, e o Corinthians acredita que o profissional é capaz de manter o time na evolução vista contra o Flamengo. O gerente de futebol alvinegro, Alessandro Nunes, confirmou publicamente a permanência.

- Não existe possibilidade de alguma saída ou chegada. Temos confiança no Vanderlei, tem trabalhado e se dedicado muito, por mais que os resultados não venham acontecendo. Ele veio em uma sequência difícil, sem poder trabalhar muito e colocar seus conceitos. Tem jogo na quarta, decisão na Libertadores. Tem que entender e analisar os jogos, a equipe correspondeu bem, foi bem defensivamente, poderia ter saído com a vitória - afirmou.

Vanderlei Luxemburgo - Corinthians
Luxa em treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

BRASILEIRÃO É O FOCO, MAS E AS OUTRAS COMPETIÇÕES?

Já que o Campeonato Brasileiro é tratado como prioridade total, a Libertadores e a Copa do Brasil passam a pesar menos no planejamento corintiano.

O Timão está em situação complicada no torneio sul-americano: são duas derrotas e uma vitória na competição. O clube ocupa a 3ª colocação do Grupo E, com três pontos, atrás de Independiente Del Valle (6), do Equador, e Argentinos Juniors (7).

> Veja a tabela completa da Libertadores

Como as perspectivas de continuidade na Libertadores são vistas como difíceis, uma terceira posição no grupo e, por consequência, a ida para a Copa Sul-Americana não é tratada como resultado negativo. A direção corintiana entende que a 'Sula' seria um torneio com menos pressão e possibilidade de título mais factível para o momento do clube.

Na 'última posição' de prioridades está a Copa do Brasil. O Corinthians foi derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-MG, no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final. A diretoria enxerga que, caso a eliminação na competição seja confirmada, há o lado positivo de Luxemburgo ganhar semanas livres para treinamentos, o que ainda não aconteceu.

SEQUÊNCIA

O Alvinegro visita o Argentinos Juniors nesta quarta-feira (24), no Estádio Diego Armando Maradona, às 21h30, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida é decisiva para os rumos do Time do Povo no torneio continental.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter