Com convocado para Seleção Sub-20, ‘crias do Terrão’ fortaleceram o elenco profissional do Corinthians em 2022

Ao todo, oito nomes revelados na base corintiana foram utilizados no elenco profissional nesta temporada. E um está na Seleção Sub-20

Robert Renan e Guilherme Biro - Corinthians
Robert e Biro são ativos importantes do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

Escrito por

Nesta temporada, oito jogadores revelados na base do Corinthians foram utilizados no elenco profissional. Destes, algumas 'crias do Terrão' se tornaram peças importantes para o time e, inclusive, nem devem mais disputar campeonatos das outras categorias.

Sem dúvidas, um dos principais nomes foi o do zagueiro Robert Renan. O jovem de 19 anos atuou ao lado de nomes experientes no setor defensivo, como Gil, e, mesmo assim, sempre mostrou bastante segurança. Inclusive, conseguiu superar a concorrência de atletas mais velhos, como Raul Gustavo e Bruno Méndez, em partidas importantes.

Quem pega quem? Veja os possíveis potes para o sorteio da Libertadores 2023

Veja tabela da Copa do Mundo e simule os próximos jogos

Sua estreia aconteceu nos primeiros jogos da Copa do Brasil. Mesmo com poucas partidas ainda (apenas 13), ele se mostrou um zagueiro muito promissor. Nesta quinta-feira (8), foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano.

Nem chegou a ser inscrito para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece no início de janeiro. Agora só deve atuar no profissional. Algo parecido também aconteceu com o atacante Giovane. Com apenas 18 anos, chegou a atuar em poucos confrontos sob o comando de Vítor Pereira - estando presente em 16 ao todo.

Em julho, o Corinthians pagou R$ 3 milhões ao Capivariano pela compra do jovem atacante. Desta forma, deve ser mais aproveitado na próxima temporada. Chegou a ser relacionado para jogos importantes do ano, como contra o Boca Juniors, pela Copa Libertadores.

Guilherme Biro também se tornou um ativo importante do Corinthians no ano. O meio-campista estreou na goleada por 4 a 0 do Fluminense sobre o Corinthians, pelo Brasileirão. Entretanto, a primeira vez que foi integrado no elenco profissional do Timão foi na temporada 2021, ainda com Vagner Mancini, após um surto de Covid-19 atingir 16 jogadores do clube alvinegro. Uma lesão na coxa fez o jovem atleta perder espaço e retornar ao Sub-20. Uma das características que mais chamam atenção são seus passes e a visão de jogo que apresenta.

Wesley foi outro nome da base utilizado no elenco profissional este ano. Em abril, o Corinthians acertou o contrato profissional do atacante até 2025. Neste ano, somou apenas quatro partidas, mas sempre foi visto como um dos nomes com mais potencial da base corintiana. A maior preocupação do estafe do clube, portanto, sempre foi um questão mais psicológica. Como o LANCE! revelou, o jogador sempre foi visto como um 'xodó' do ex-treinador Vítor Pereira, mas, internamente, a impressão é que o atleta tem um temperamento muito forte. VP, por sua vez, começou a inseri-lo no elenco profissional para ajudá-lo na questão da maturidade. 

Felipe Augusto também jogou quatro partidas neste ano. O jogador começou a ser utilizado entre os profissionais ainda no comando de Mancini, mas foi Sylvinho que sempre o enxergou como um nome com potencial e destacou algumas vezes que 'pretendia utilizá-lo mais'. Neste ano, por sua vez, atuou somente 94 minutos.

Léo Mana, lateral-direito, também contou com seus primeiros minutos entre os profissionais na temporada 2022. Aos 18 anos, estreou no profissional no duelo contra o América-MG, no Independência, pelo Brasileirão. Atuou somente 45 minutos na temporada toda entre os mais velhos. Tem como forte características ultrapassagens e chegadas à linha de fundo.

Por fim, Matheus Araújo conseguiu sua estreia entre os profissionais também, mas ficou somente nove minutos. Arthur Sousa, algo parecido - apenas quatro minutos. Matheus tem 20 anos e Arthur tem 19. É provável que este ano ganhem mais oportunidades.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter