Papo com Helio Castroneves: segurança e prevenção na ‘bagagem’ para o Natal

Piloto brasileiro alerta para os perigos das estradas no período natalino

Helio Castroneves
Helio Castroneves chama a atenção para a importância das revisões veiculares antes de cair na estrada (Foto: Acura)

Escrito por

Oi, amigos, tudo bem? Estão todos animados com as Festas? Espero que sim. Acho que muitos dos Leitores são como eu. Mesmo que o ano tenha sido difícil, sempre esse período tem a magia de me encher de esperança, calibrando meu otimismo para o grau máximo. E não estou falando apenas de corrida, mas em relação a tudo o que acontece ao nosso redor.

No fundo, as metas são sempre as mesmas. Todos queremos melhorar enquanto pessoas, oferecer o máximo de conforto e segurança para nossas famílias, ao mesmo tempo em que ficamos ávidos por oportunidades futuras de desenvolvimento pessoal e profissional. Claro que a vida de cada um tem seus aspectos muito particulares, que geram preocupações e alegrias, mas na essência é tudo muito parecido.

Como contei para vocês na semana passada, depois de dois dias de testes com o Acura ARX06, em Daytona, todos nós da Meyer Shank Racing estamos muito animados para a abertura do IMSA SportsCar Championship, nos dias 28 e 29 de janeiro próximo. Mas, agora, pista mesmo, só em janeiro. Agora, como acontece também no Brasil, as pessoas e as empresas estão cuidando das atividades de final de ano, mas já com a cabeça em 2023.

As pessoas também estão se preparando para viajar, mas com uma preocupação muito particular no Hemisfério Norte. Enquanto aí no Brasil, em pleno verão, o bom tempo na praia é quase uma certeza, mas com riscos das fortes chuvas, aqui o “X” da questão é a neve. Às vezes, neva tanto que os aeroportos fecham, as estradas ficam intransitáveis e muita gente acaba deixando de viajar.

+ Valor de Endrick entra no pódio: veja as 21 maiores vendas já feitas por clubes brasileiros


Sejam por essas questões específicas, sejam por situações generalizadas à maioria das pessoas, é uma necessidade fundamental e absoluta que se encontre um tempo, antes da viagem, para revisar o veículo que será usado para o deslocamento. É claro que estamos sempre contando que as companhias aéreas, de trens e de ônibus tenham feito isso com o maior esmero. Mas se vamos de carro, motorhome e moto, por exemplo, essa obrigação é nossa.

Trata-se de uma atitude de segurança e responsabilidade. Acho que todo mundo aqui já passou pela experiência ruim de estar num deslocamento e, de repente, o carro para com pneu furado, motor esquentando, vazamento de fluidos, mangueira quebrada e coisas do gênero. É chato pra caramba, né? Então, corre lá no seu mecânico de confiança ou na concessionária da sua marca para fazer aquela revisão para que todos fiquem tranquilos.

E tem mais. Estar de olho na meteorologia é sempre bom. Vai que justamente no período da família pegar estrada estão previstas chuvas torrenciais ou nevascas violentas. Sim, concordo que está sendo muito difícil se programar em função disso porque as condições climáticas, no mundo todo, estão bem loucas. E quem leva a culpa são os meteorologistas, pois a gente sai falando que eles nunca acertam. Mas também, como acertar com essas modificações bruscas? Logo, todo grau de atenção é mais do que necessário.

- Ué, Castroneves, não vai falar de carro hoje?

Verdade, hoje estou deixando os carros de corrida um pouquinho “descansando” para falar do nosso carro do dia a dia. Vocês sabem que gosto e entendo de carro, então, com muita gente pensando em viajar, me senti na obrigação de contribuir um pouco com a minha experiência para que o período de Festas seja o melhor possível para todos. No mais, ótimo final de semana para todos e na semana que vem eu volto. Forte abraço!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter