CAMPO NEUTRO: A maratona mais rápida do mundo

Colunista do L!, José Inácio Werneck fala sobre as diferenças entre três das principais provas de maratonas do mundo

Corredores passam pelo Aterro do Flamengo com o Pão de Açúcar ao fundo durante a Maratona do Rio. (Divulgação)
Corredores passam pelo Aterro do Flamengo com o Pão de Açúcar ao fundo durante a Maratona do Rio. (Divulgação)

Escrito por

Amigos, estou no Rio de Janeiro, um pouco para rever amigos, um pouco para participar no fim da próxima semana das provas que compõem as atividades da Maratona do Rio. No caso específico, participarei, no domingo, dia 19 de junho, da prova de Cinco Quilômetros, no Aterro do Flamengo, mesmo dia em que será realizada a Maratona, com todos os seus 42.195 metros.

>>> Fórmula 1: onde assistir e horários do GP do Azerbaijão neste fim de semana

Em épocas passadas, já participei de maratonas, no Brasil e no exterior, mas agora, aos 85 anos, creio que cinco quilômetros dão para o gasto - e com sobras. A Maratona do Rio, que faz parte da AIMS (Associação de Maratonas Internacionais) não chega a ser a mais rápida do mundo, porque as condições de temperatura e umidade, no Rio de Janeiro, mesmo no inverno, não chegam a ser as mais favoráveis.

Entre as maratonas intencionais importantes, a distinção de mais rápida, por uma questão de trajeto, de clima, e da qualidade dos participantes, dever ser dada à Maratona de Berlim, capital da Alemanha, que este ano se disputará no dia 25 de setembro, domingo.

>>> CAMPO NEUTRO: Alegria para Nadal, agonia para a Ucrânia

Mas há outra maratona, ainda mais rápida, embora não se possa dizer que seja importante. Na verdade, creio que nem faz parte da organização que citei acima, a AIMS. É uma maratona organizada por uma empresa chamada Albatross Adventure Marathon e se realiza na Sierra Nevada, na Espanha, descendo nada menos do que 1,938 metros até a famosa e histórica cidade de Granada.

Em todo o percurso há apenas um trecho plano, com menos de um quilômetro. O resto é todo em descida. É uma prova rápida, sem dúvida, se bem que não possa ser considerada para recordes. E, como em tempos passados, participei da Corrida de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em um trecho todo de descida, da Mesa do Imperador para o Leblon, posso garantir que corridas em descidas longas exigem muito dos joelhos e necessitam de uma preparação especial.

Inscrevam-se, se quiserem. Mas, quanto à Maratona do Rio e a Meia-Maratona do Rio, divulgarei em breve os nomes dos principais inscritos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter