Joias do Flamengo e Fluminense aliam juventude e futebol e se tornam pilares em seus elencos

Formados nas categorias de base dos oponentes deste domingo, os volantes, mesmo jovens, se tornaram importantes nos respectivos times de Dorival Júnior e Fernando Diniz<br>

André e João Gomes
Dupla é símbolo do clássico Fla-Flu (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo; Marcelo Gonçalves / Fluminense)

Escrito por

O clássico entre Flamengo e Fluminense deste domingo reúne duelos interessantes. Pedro x Cano no ataque e Dorival Júnior x Fernando Diniz na área técnica são alguns exemplos. No meio-campo, o Fla-Flu verá João Gomes x André. Dupla de volantes, formada nas categorias de base dos clubes, é símbolo de renovação no setor.

A nova safra de volantes brasileiros tem sido elogiada. Em São Paulo, Du Queiroz (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) puxam a fila. Já no Rio de Janeiro, João Gomes e André são consideradas as maiores realidades. Andrey Santos, do Vasco, também é nome importante.

A qualidade que João e André têm mostrado, com 21 anos cada, coloca no banco nomes de peso. Arturo Vidal, no Flamengo, e Felipe Melo, no Fluminense, são alguns.

João Gomes - Flamengo x São Paulo
João Gomes é titular do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

JOÃO GOMES - O PITBULL DA NAÇÃO
Apelidado carinhosamente pela torcida do Flamengo de Pitbull, João Gomes se firmou na equipe rubro-negra em 2022. São 52 jogos na temporada, sendo 39 como titular. Dois gols e duas assistências no período. Mas a participação do meio-campista vai além dos números convencionais. É ser protagonista, mesmo discreto.

Ao lado de Thiago Maia, João Gomes tem por função prioritária a marcação no meio-campo rubro-negro. Ao todo, são 155 desarmes (quase três de média por jogo) e 229 bolas recuperadas (4,4 por partida). Só que, ao contrário do companheiro de time titular, João apresenta características de condução e tem alto acerto nos dribles: 71%.

André - Fluminense
André é importante no Flu (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

ANDRÉ - VELHO SÓ NO APELIDO
A ausência de André, suspenso, na última quinta-feira, na Copa do Brasil, foi lamentada. Responsável pela dinâmica do meio-campo tricolor, ele tem dois gols e duas assistências em 48 partidas (46 como titular).

As características e a frequência de boas exibições do meio-campista fazem dele figura do alto da lista de diferentes estatísticas. Também pudera: são 72% de dribles certos na temporada, e 92% de precisão no passe.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter