Gomes 'supera' René e se torna o maior técnico do Fogão no século XXI
Aproveitamento do técnico atual - com uma vitória a mais - é melhor que o de seu antecessor e o maior entre os técnicos que passaram pelo Botafogo no século XXI

Com quase um ano e meio na presidência, Carlos Eduardo Pereira apostou em dois técnicos para comandar o Botafogo: primeiro, René Simões, que acabou saindo em julho do ano passado. Depois, Ricardo Gomes, campeão da Série B e responsável pelo bom início de ano alvinegro. Na vitória contra o Coruripe, em Alagoas, pela Copa do Brasil, Ricardo igualou o número de jogos de seu antecessor sob comando do time. E com um melhor aproveitamento.
Sob o comando do atual técnico, o aproveitamento do Botafogo é de 68,5%. Em 37 jogos, foram 23 vitórias, sete empates e sete derrotas. Na época de René Simões, no mesmo número de partidas, o aproveitamento foi de 66.7%, Com uma vitória a menos do que atualmente (22 triunfos e oito empates).
Além das diferenças nos números, a questão técnica da equipe pesou. Com René Simões, muitas das críticas entre torcedores e dirigentes na época era na falta de definição de um padrão de jogo. O 4-4-2 do técnico não era compacto, e o time penava em muitos jogos fáceis. Com Ricardo Gomes, o Botafogo vai apresentando uma filosofia de jogo bem definida: um 4-3-1-2 com marcação adiantada, posse de bola e transição rápida entre defesa e ataque, que não apresenta bons números e é a parte a ser trabalhada pelo técnico.

A partir de maio, com o início do Campeonato Brasileiro e os jogos mais complicados fazendo parte do calendário alvinegro, poderemos ter uma ideia melhor do trabalho do comandante. Nos clássicos foram uma vitória, uma derrota e três empates. Mas os números atuais surpreendem e dão a Ricardo o respaldo necessário para ter uma sequência com o Botafogo.
Planejamento é a longo prazo
Com moral dentro do clube, a intenção da atual diretoria é contar com Ricardo até o final do mandato do atual presidente, que seria no final de 2017. Na chegada do técnico ao clube, em julho de 2015, Carlos Eduardo Pereira já havia destacado que estava pensando nos anos seguintes com a contratação do treinador. E o bom trabalho até então reforça o desejo do mandatário alvinegro em seguir com Ricardo Gomes no comando do Botafogo.
Melhor aproveitamento entre técnicos do clube no século XXI
Além da moral com diretoria e torcida, pesa à favor de Ricardo Gomes os números em relação aos últimos técnicos que passaram pelo Botafogo. Nesse século, o comandante é o que tem o melhor aproveitamento como técnico do clube (com o mínimo de 30 jogos sob comando).
Os 68,5% não são alcançados nem por nomes que marcaram época no Glorioso, como Oswaldo de Oliveira (57,6%), Cuca (59,9%) e Joel Santana (64% na sua terceira passagem no clube).
Certamente pesa também o fato de não ter comandado o time ainda na primeira divisão. Mas, mesmo assim, os números são altos. Levir Culpi, que comandou o time também na Série B, em 2003, teve 55% de aproveitamento. Bem abaixo do que Ricardo Gomes esbanja atualmente.
Treinadores com o melhor aproveitamento pelo Botafogo no século XXI:
1. Ricardo Gomes (68,5% de aproveitamento)
2. René Simões (66,7%)
3. Joel Santana (64%)
4. Cuca (59,9%)
5. Oswaldo (57,6%)

Botafogo
AO VIVO: Botafogo apresenta Tite como novo técnico
Há 1 hora
Fora de Campo
PC Oliveira esclarece polêmica em jogo de quarta-feira (16)
Há 3 horas
Botafogo
Tite no Botafogo: quais as missões do técnico no início do trabalho?
Há 7 horas
Botafogo
Botafogo vai acionar STJD contra CEO do Grêmio após fala sobre 'roubo'
Há 12 horas
Botafogo
Botafogo irá processar CEO do Grêmio após fala polêmica
Há 12 horas
Botafogo
Bellão celebra resultado do Botafogo em passagem de bastão a Tite: 'Momento de alegria'
Há 13 horasMais LANCE!

Botafogo sofre, mas vence o Grêmio e respira no Brasileirão

Veja gols em Botafogo x Grêmio: Danilo e Montoro marcam

Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai

Botafogo tem mudanças para enfrentar o Grêmio, com estreante na zaga; veja time

Tite vai ao Nilton Santos assistir ao jogo do Botafogo contra o Grêmio

Tite é anunciado como novo técnico do Botafogo até 2028

Botafogo acerta contratação do técnico Tite

Botafogo reencontra Renato Gaúcho no Grêmio como adversário indigesto

Botafogo recebe o Grêmio em confronto direto para amenizar crise

Ferraresi, do Botafogo, é convocado e pode desfalcar time no Brasileirão

Botafogo x Grêmio: onde assistir, horário e escalações

Ex-Botafogo, Davide Ancelotti é elogiado após boa fase de time

Botafogo inicia contatos e terá reunião com Tite



