Botafogo evolui seu sistema defensivo e recupera identidade do último ano
Glorioso alcança pela primeira vez no ano dois jogos seguidos sem sofrer gols e vê sua meta pouco ameaçada no esquema com três volantes. O plano de jogo vem desde 2016

Marco principal do trabalho de Jair Ventura no ano passado, a solidez defensiva do Botafogo tem voltado a ser uma característica marcante da equipe nos últimos jogos. Principalmente nos dois últimos jogos disputados em casa, quando a equipe soube se fechar e Gatito foi pouco exigido pelos adversários.
Foram oito jogos na temporada em que a defesa saiu sem levar gols, sendo dois deles os últimos no Nilton Santos, contra Atlético Nacional e Ponte Preta. Em nenhum momento antes - na temporada - a meta alvinegra havia alcançado dois jogos completos sem ser vazada. Entre os méritos da equipe, o famoso "110%" de intensidade na marcação pedidos pelo técnico Jair Ventura.
- A gente está conseguindo a compactação em todas as linhas, deixa mais fácil o trabalho da zona defensiva. Sendo que tem os volantes por perto, o Roger fazendo trabalho que centroavante não gosta de correr atrás dos volantes, mas é importante. Mas a compactação e a ajuda de todo mundo que está correndo, se doando ao máxima, estão ajudando para que não soframos gols. Temos que manter na Libertadores, Campeonato Brasileiro - afirma Gatito Fernández, que disputou 21 jogos pelo Botafogo até então, tendo sido vazado 20 vezes.
Seja pelas mudanças dos jogadores - Igor Rabello e Rodrigo Lindoso foram fundamentais nos dois últimos jogos - ou pelo melhor encaixe do sistema de jogo proposto por Jair, a defesa alvinegra volta a ser um ponto importante da equipe em um momento chave dentro da temporada. No ano passado, o time ficou marcado por vitórias expressivas e forte marcação na arrancada final.
- Eles estão fazendo um bom trabalho. Tem que ressaltar essa trabalho da zona defensiva, não somente deles, mas de todo o pessoal que está defendendo. Quem entra lá atrás tem jogado bem, temos grandes defensores que pode em qualquer momento nos ajudar. Mas realmente os dois estão fazendo um grande trabalho - completou Gatito sobre a dupla de zaga com Carli e Rabello.
Para o duelo desta quinta-feira, contra o Estudiantes - e que valerá o primeiro lugar do Grupo 1 na Libertadores - o comandante alvinegro deve manter a formação com os dois no miolo de zaga, além da habitual trinca no meio.
- Óbvio que o Igor entrou na briga pelas boas atuações. Treinador vai ter que escolher (risos).. - encerrou Jair na coletiva depois da vitória contra a Ponte.

Futebol Nacional
'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil
Há 2 horas
Fora de Campo
Após eliminação, torcedores do Corinthians reagem à ida de Tite ao Botafogo
Há 5 horas
Botafogo
Tite celebra acerto e elogia projeto do Botafogo: 'Ambição'
Há 10 horas
Botafogo
AO VIVO: Botafogo apresenta Tite como novo técnico
Há 11 horas
Fora de Campo
PC Oliveira esclarece polêmica em jogo de quarta-feira (16)
Há 14 horas
Botafogo
Tite no Botafogo: quais as missões do técnico no início do trabalho?
Há 18 horasMais LANCE!

Botafogo vai acionar STJD contra CEO do Grêmio após fala sobre 'roubo'

Botafogo irá processar CEO do Grêmio após fala polêmica

Bellão celebra resultado do Botafogo em passagem de bastão a Tite: 'Momento de alegria'

Botafogo sofre, mas vence o Grêmio e respira no Brasileirão

Veja gols em Botafogo x Grêmio: Danilo e Montoro marcam

Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai

Botafogo tem mudanças para enfrentar o Grêmio, com estreante na zaga; veja time

Tite vai ao Nilton Santos assistir ao jogo do Botafogo contra o Grêmio

Tite é anunciado como novo técnico do Botafogo até 2028

Botafogo acerta contratação do técnico Tite

Botafogo reencontra Renato Gaúcho no Grêmio como adversário indigesto

Botafogo recebe o Grêmio em confronto direto para amenizar crise

Ferraresi, do Botafogo, é convocado e pode desfalcar time no Brasileirão



