Botafogo x Flamengo

Comandante elogiou o conjunto contra o rubro-negro (Foto: Rodrigo Soares Pires/AM Press)

LANCE!
10/11/2018
22:14
Rio de Janeiro (RJ)

Zé Ricardo é apenas alegria após a vitória do Botafogo por 2 a 1 em cima do Flamengo, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Na visão do treinador, o resultado representa mais que três pontos, que vão ajudar o alvinegro na luta contra a zona de rebaixamento da competição.

- Vitória muito significativa pra todos nós. Mais do que os três pontos, foi uma atuação que realmente nos colocou perto da vitória. A atuação nos deixa muito animado para os jogos restantes, mas o nosso objetivo continua sendo chegar aos 45 pontos - afirmou. 


Zé ainda falou que passou por sua melhor semana de trabalho desde que chegou ao Botafogo, o que acabou refletindo no resultado positivo. Além disso, citou que o alvinegro foi superior durante grande parte do jogo e que os jogadores entenderam a estratégia que ele havia colocado durante os treinos.

- Eu tive a convicção que foi a melhor semana que tivemos desde que cheguei no Botafogo. Tivemos uma estratégia e contamos com os jogadores para enfrentar um dos times que ainda briga pelo título, tem um dos melhores elencos do Brasil. Eu falei pra eles que a partida tinha que ser muito boa para a gente vencer, e eles entenderam. Fizemos um primeiro tempo muito bom, no segundo tempo o Flamengo foi melhor nos 10, 15 primeiros minutos, mas nos recuperamos. Grandes vitórias se conquistam por merecimento - falou.

Outro ponto citado pelo treinador foi o retorno de Gatito Fernández. De acordo com Zé Ricardo, a diferença do paraguaio faz a diferença para a equipe, principalmente nos jovens, para superar esse período de turbulência. Desde o retorno do goleiro, o Botafogo não perdeu pelo Brasileirão.

- O fato é que a volta dele (Gatito) aos gramados, e hoje a do Jefferson, traz uma experiência que é necessária nos momentos difíceis. O Gatito e o Jefferson facilitam a vida dos jogadores mais novos. Hoje, tivemos muitas atuações individuais boas, mas o conjunto em si foi muito bem. A gente teve maturidade de absorver o golpe e continuar jogando bem. A palavra que define é merecimento, e os atletas realmente deveriam comemorar, porque a vitória é deles - disse. 

Para a próxima partida, Zé não contará com Rodrigo Lindoso, que vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Apesar disso, o treinador destaca a importância para esse jogo contra a Chapecoense, na Arena Condá, que reunirá duas equipes que ainda possuem chances de rebaixamento.

- O Campeonato Brasileiro é difícil. Hoje tivemos a vitória do Paraná em cima do América com um jogador a menos, e nós entendemos que existem dificuldades que temos que passar. Lá, pra gente ou pra eles, vai ser uma verdadeira decisão, precisamos contar com todos, perdemos o Lindoso, precisamos avaliar Gilson e Luiz Fernando, ainda temos alguns jogadores no DM. Se tivermos a competência e organização que tivemos hoje vamos conseguir um bom resultado. Vamos tentar ter uma boa semana e construir um bom resultado lá em Chapecó - afirmou.

Confira outras respostas de Zé Ricardo
​Matheus Fernandes
- O Matheus fez mesmo uma grande partida. Na quarta-feira, eu chamei ele após o treino e elogiei sua performance. Disse que, se ele tivesse aquela atuação, aquela pegada, ele teria uma grande atuação. Acho que isso entrou na cabeça dele e ele foi muito bem. O Jean estava fora desde quarta, e ele foi muito bem, tomara que ele consiga repetir essas atuações daqui pra frente.

Retorno de Kieza, João Paulo e Jean
- É difícil cravar o retorno dos atletas, porque devemos ir mais cedo para Chapecó. O Jean está tentando recuperar, mas a lesão dele é mais chata. O Kieza tentou, mas sentiu novamente o tendão de aquiles e o João Paulo está no processo, ele está fazendo muita força e está com dedicação pra tentar nos ajudar nessa reta final. Se não prejudicá-los, gostaria de contar com os três.

Erik
- O Erik é um cara que procura seu espaço desde o seu primeiro empréstimo. É um jogador que se sente a vontade pra jogar, em um jogo mais fechado, ele consegue se destacar. Foi outro que fez uma semana excepcional, e ele também foi muito na recomposição, ali pelo lado esquerdo. Eu falei para ele que seria importante com a bola e fundamental sem a bola, e ele teve uma grande partida na tarde de hoje.

Falta de pontaria
- Certamente gostaríamos de ter definido a partida antes, Pimpão acertou a trave, Brenner perdeu chances, o marcador foi muito bem em uma jogada envolvendo o Renatinho. Mas hoje não há motivo para reclamar e os três pontos são muito importantes.

Vitória
- A gente precisava muito desse resultado. Como eu falei na coletiva de ontem, se a gente conseguisse vencer seriam três pontos que muitas das equipes que lutam com a gente não ganharam ou lutam pra ganhar. Temos uma tabela difícil e esses pontos são fundamentais. A vibração de um clássico é fundamental e maior, todos sabem meu caminho pelo adversário, mas hoje meu prato de comida é o Botafogo, e temos que procurar a melhor coisa para o clube, com uma grande história e uma torcida apaixonada.

Marcinho
- O Marcinho é outra que fez uma partida muito boa, com um alto nível de concentração. A gente tem batido muito nele, um atleta dessa idade quando comete um erro as vezes leva esse erro adiante. A partida que ele fez hoje foi ótima hoje, conseguiu marcar um dos melhores jogadores de lado do Brasil e também o Marlos Moreno, que corre muito.

Recuperação na tabela
- Não tem um fator só pela vitória, a gente construiu uma semana muito boa, e isso deu confiança. Em outras partidas, entrei como comandante se a gente sem saber se a gente podia fazer um grande nível, mas os resultados recentes deixam claro que a gente pode se recuperar. Quando você enfrenta uam equipe boa, devemos trabalhar sem a bola. A partir dessa premissa, a gente construiu a vitória.

Boa fase após a vitória contra o Corinthians
- Acho que o momento foi importante, vínhamos de 6 jogos sem vencer, e precisávamos vencer o Corinthians por uma questão de vida ou morte. Jogar com o Corinthians, mesmo ultrapassando uma má fase, é muito difícil, porque eles tem raízes, mas foi importante para trazer confiança para nós começarmos uma semana que culminou em outra vitória. Tomara que isso se repita, precisamos manter os pés no chão. Hoje, temos todo o direito de comemorar, mas amanhã temos que focar nessa viagem para Chapecó.