Atlético-MG campeão da Libertadores de 2013

Alvinegro tenta recuperar o prestígio internacional e sonhar com o bicampeonato da disputa continental-(Foto: AFP)

Valinor Conteúdo
10/12/2018
17:55
Belo Horizonte

O caminho do Galo na Libertadores de 2019 começa a ser desenhado. Apesar do sorteio da competição ser no dia 17 de dezembro, na Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o clube mineiro já tem uma noção clara de quais times podem ser os seus adversários na fase preliminar, que decidirá uma vaga para a disputa de grupos.

A Conmebol, baseada no desempenho dos seus afiliados nos últimos anos, fez uma distribuição das equipes nos potes do sorteio. O Galo jogou a Libertadores durante cinco anos seguidos e ficará no pote um, evitando confrontos contra equipes muito fortes como Atlético Nacional-COL, Barcelona-EQU, Caracas-VEN, Libertad-PAR, São Paulo, Universidad de Chile-CHI, além de mais um representante da Colômbia que será definido entre Júnior de Barranquilla, Independiente Medellín e Once Caldas.

A primeira batalha do Galo na luta pelo topo da América virá do do pote 2. Podem encarar o alvinegro o Danubio-URU, Melgar-PER, Palestino-CHI e Talleres-ARG, ou uma equipe boliviana que ainda será definida até o dia 19 de dezembro, quando acaba o campeonato local. Os outros possíveis adversários do pote 2 virão dos classificados da primeira fase de mata-mata da competição.

Dificuldade pode aumentar

O primeiro confronto do Atlético-MG na 2ª fase da Libertadores poderá ser mais “leve” com as equipes do pote 2 citadas acima. Porém, no segundo mata-mata, o Galo poderá encarar pedreiras como o São Paulo e Atlético Nacional-COL por uma vaga na fase de grupos.

Além de brasileiros e colombianos campeões, podem pintar na rota alvinegra Universidad de Chile, Barcelona e Libertad, equipes que sempre tem jogador o torneio, ganhando experiência na competição.

O Galo estreia na fase preliminar da Libertadores no mês de fevereiro e terá menos de 30 dias entre a pré-temporada e a disputa decisiva que pode já no início do ano, definir seus rumos na temporada 2019.