Bruna Piloto, Rosane Santos e Jaqueline Ferreira são esperanças de medalhas para o Brasil no Pré-olímpico das Américas do Levantamento de Peso

Bruna Piloto, Rosane Santos e Jaqueline Ferreira são esperanças de medalhas para o Brasil no Pré-olímpico das Américas do Levantamento de Peso (Foto: Divulgação/CBLP)

LANCE!
30/05/2016
19:29
Rio de Janeiro

Com nove atletas no grupo (quatro no feminino e cinco no masculino), a Seleção Brasileira de Levantamento de Pesos disputa, entre os dias 7 e 11 de junho, o Campeonato Pan-americano Adulto/Pré-olímpico das Américas, na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia. As provas acontecerão no Coliseo Base Naval, em Bocagrande, a partir das 9 horas, nos cinco dias do evento.

Atleta da Equipe Furnas, Jaqueline Ferreira, detentora das medalhas de bronze no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e nos Jogos Pan-americanos de Toronto/2015, na categoria 75 kg, está confirmada no torneio.

Cerca de 20 países terão representantes na competição, que é a principal do continente e, nesta temporada 2016, ganha mais importância por ser a última seletiva das Américas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os organizadores esperam recorde de atletas inscritos. O evento integra os calendários da Federação Internacional e da Federação Pan-americana de Levantamento de Pesos.

No Pré-olímpico das Américas, a seleção brasileira feminina terá, além de Jaqueline Ferreira, Liliane Lacerda, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 69 anos; Bruna Piloto, vice-campeã no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e bronze no Pan de Toronto/2015, na categoria 63 kg; e a campeã do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 53 kg, Rosane Santos.

Para a equipe nacional masculina foram convocados Mateus Gregório, bronze no Campeonato Sul-americano/Evento-teste Rio 2016 e vice-campeão dos Jogos Pan-americanos/2015, na categoria 105 kg; Romário Martins, campeão do Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, na categoria 94 kg; Josué Lucas, vice-campeão no Sul-americano/Evento-teste Rio 2016, e Welisson Rosa, ambos na categoria 85 kg; além de Matheus Delan, na categoria 69 kg.

Segundo Enrique Montero Dias, presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), patrocinada pela Petrobras, o Brasil poderá conquistar pelo menos cinco pódios no Campeonato Pan-americano.

- Temos boas chances de medalhas com Mateus Gregório, Welisson Silva, Jaqueline Ferreira, Bruna Piloto e Rosane dos Santos - afirma.

A equipe brasileira é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica e Luís Lopez.

Após o Campeonato Pan-americano, a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos divulgará os nomes dos atletas que ficarão com as cinco vagas na seleção nacional (três no masculino e duas no feminino), asseguradas ao Brasil por ser a sede dos Jogos Rio 2016.

Com a vaga olímpica garantida, o recordista e bicampeão pan-americano da categoria acima de 105 kg, Fernando Reis, desfalca a seleção no Campeonato Pan-americano e continua os treinamentos específicos, visando os Jogos Olímpicos. “Ele seria o favorito ao ouro no Pan das Américas, mas a comissão técnica achou por bem poupá-lo do desgaste da viagem e da disputa na Colômbia, para que ele se mantenha 100% focado na preparação final para as Olimpíadas”, comenta Enrique Montero, presidente da CBLP.