Atletas olímpicos participam de encontro com Temer

Representantes do nado sincronizado, integrantes da Equipe Furnas marcam presença

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO MICHEL TEMER RECEBE ATLETAS DO TIME BRASIL
Michel Temer recebe cerca de 60 atletas no Palácio do Planalto (Foto: COB/ Fernando Bizerra)

Escrito por

A 23 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã, 58 atletas da equipe brasileira participaram de encontro no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (13.7), com o presidente em exercício, Michel Temer. Entre eles estavam integrantes da Seleção Brasileira de nado sincronizado que fazem parte da Equipe Furnas: Lorena Molinos, Maria Bruno e as gêmeas Beatriz e Branca Feres.

- Além do empenho, vamos pedir um esforço e uma concentração absoluta, porque, para nós, é um grande momento do Brasil, um momento em que cinco bilhões de pessoas vão assistir aos Jogos Olímpicos, mas na verdade estarão vendo o Brasil. É um momento de confraternização universal. O esporte é um meio de integrar pessoas e de fazê-las amigas, fraternas, que é o que estamos fazendo no Brasil. Quando os senhores puderem ostentar as medalhas, estaremos revelando o Brasil ao mundo, e revelando um Brasil onde a democracia é estável, onde as coisas estão caminhando bem, onde as instituições funcionam. Os senhores serão, por assim dizer, os embaixadores do nosso país - disse Temer.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, destacou a preparação histórica, com investimentos em instalações, equipamentos e na preparação dos atletas.
- O Brasil se preparou como nunca para este ciclo olímpico. Foi o maior investimento já feito pelo governo federal e pelo Ministério do Esporte em todas as edições dos Jogos. Sem dúvida essa será a melhor participação do Brasil nas edições dos Jogos. E esperamos que nos próximos ciclos possamos investir ainda mais e ter melhores resultados.

O diretor executivo de esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Marcus Vinícius Freire, endossou o argumento de que a preparação nacional subiu de patamar.

- Tivemos o maior investimento da história e estamos com um mapa estratégico traçado desde 2009 para chegar ao top 10. Não é uma meta fácil, mas é factível e vamos contar com os 460 atletas do Brasil para chegar lá.

Ao todo, a delegação que competirá no Rio de Janeiro já tem 460 nomes confirmados – número que ultrapassa em muito o recorde de até então, registrado na edição de Pequim 2008, com 277 brasileiros.

Na preparação final para as competições, o Brasil contará com estruturas exclusivas que funcionarão como base de treinamento. Na Escola Naval, por exemplo, treinarão o nado sincronizado, o polo aquático e o tiro esportivo.

Até lá, a Seleção de nado sincronizado se concentra em Salvador até a próxima quarta-feira. Após os treinos na Escola Naval, a entrada na Vila Olímpica será no dia 1º. de agosto. Integrante da equipe, Lara Teixeira está confiante.

- Estamos com uma expectativa muito boa em relação às finais olímpicas, tanto na prova de duetos quanto na equipe. Óbvio que a gente busca medalha, mas a gente está fazendo uma estimativa de entrar no top 6 do mundo. Como é a primeira vez que a equipe compete em Olimpíada, esse já seria um resultado histórico para a gente - acredita.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter