Bernardinho considera 'legítimas' críticas ao Brasil na VNL
O técnico analisou a campanha da Seleção após a eliminação da Liga das Nações

Ao fim da fase classificatória da Liga das Nações 2026, Bernardinho falou sobre a campanha da Seleção Brasileira no torneio, que culminou na eliminação com uma rodada de antecedência. A trajetória marcou a pior participação do Brasil na história da VNL e, reconhecendo o resultado, o treinador disse considerar as críticas como justas.
➡️ Resultados da base afetam Seleção principal masculina de vôlei
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Ao refletir sobre a queda de rendimento da Seleção ao longo das etapas, o técnico relembrou a campanha invicta da primeira semana e os desempenhos ruins a partir da segunda. Bernardinho lamentou chances desperdiçadas em finais de sets, o que aconteceu em jogos contra os Estados Unidos e contra a Polônia, por exemplo, na etapa de Chicago. Mas, além de tudo, o treinador ressaltou que o objetivo é seguir focado na preparação e nos pontos a melhorar.
— Infelizmente não conseguimos o primeiro objetivo do ano, que era chegar às finais da VNL (...). Temos que seguir trabalhando e confiar no processo. As críticas são legítimas, porque nós precisamos evoluir em muitas coisas e trabalhar, e é o que estamos fazendo. Pode ter certeza de que a autocrítica é muito maior que as críticas que vêm de fora. Certamente vamos seguir fazendo o que tem que ser feito. Há um longo processo pela frente — disse Bernardinho em vídeo divulgado pela CBV.
Com o encerramento dos compromissos na Liga das Nações, a Seleção agora direciona as atenções para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em setembro, no Ginásio do Maracanãzinho. A competição garante ao campeão vaga nas Olimpíadas de Los Angeles 2028.

Veja a agenda do time de Bernardinho após a eliminação da VNL
A Seleção Brasileira masculina de vôlei retorna, nesta segunda-feira (20), ao Rio de Janeiro. De lá, a equipe segue para Saquarema, onde o novo período de treino começa na terça (21), com o foco no Sul-Americano.
A preparação no CT, na Região dos Lagos, vai até o dia 16 de agosto. Em seguida, os comandados por Bernardinho vão ao Japão para dois amistosos contra os donos da casa.
Da preparação em solo asiático, a Seleção segue para a Itália, onde disputará a FIPAV Cup Men Elite, que também contará com os anfitriões, além de cubanos e alemães.
Antes de regressar a Saquarema para a reta final da preparação para o Sul-Americano, a Seleção parte para a França, onde estão programados dois amistosos contra a equipe francesa.
🏐 Aposte na vitória da Seleção Brasileira na VNL feminina
18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.

Rio 2016: 10 Anos
Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos
Há 4 horas
Vôlei
Brasil e Argentina disputam título da Copa Sul-Americana de vôlei
Há 1 dia
Mais Esportes
No Rio de Janeiro, Malala Yousafzai se arrisca no vôlei de praia
Há 1 dia
Vôlei
Brasil sofre nova virada e emenda segunda derrota no Mundial sub-17 de vôlei
Há 2 dias
Vôlei
Osasco busca o 19º título do Campeonato Paulista de vôlei; veja tabela
Há 3 dias
Vôlei
Minas apresenta novo técnico e confirma três reforços para a temporada
Há 3 diasMais LANCE!

Gabi Guimarães é apontada como melhor ponteira do mundo por rivais durante a VNL

Praia Clube e Osasco disputam primeiro título do vôlei nacional em outubro

Times de Bernardinho e Zé se enfrentam na abertura da Superliga

Superliga distribuirá maior premiação da história em 2026/27

Duda Lisboa aconselha seguidores: 'invistam em saúde mental'

Brasil busca ouro inédito no Mundial sub-17 de vôlei feminino

Técnico brasileiro agarra atletas de vôlei de praia pelo braço na Itália

Rússia retorna à VNL em 2027 com formato ampliado; entenda

Campeão olímpico da praia substituirá Darlan na quadra

São Paulo recebe Mundial de Clubes Feminino de Vôlei 2026

No topo do vôlei de praia, Brasil tem briga interna por Los Angeles 2028

Técnico do ouro olímpico defende pausa de Duda no vôlei: 'Entregou muito'

Seleção Brasileira tem primeiro corte para o Sul-Americano de vôlei



