menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Recomeço em casa: Valentim estreia pelo Vasco aonde iniciou carreira

Treinador deu primeiros passos justamente no Atlético-PR, adversário desta noite. Pelo Furacão, também teve duas passagens como jogador e encerrou ciclo como lateral

Alberto Valentim - Atlético-PR
imagem cameraDivulgação
Avatar
Lance!
Curitiba (PR)
Dia 28/08/2018
19:12
Atualizado em 29/08/2018
16:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

Alberto Valentim demorou para se firmar como técnico e, depois de conquistar seu primeiro título na função, se mandou para o Egito por uma boa proposta financeira. Não deu certo. Meses depois, de volta ao Brasil, tem a chance de recomeçar a carreira no Vasco com a difícil tarefa de buscar uma vaga na Libertadores. Nesta noite, contra o Atlético-PR, pelo Brasileirão, ele faz sua estreia pelo clube em um estádio onde deu os primeiros passos e que lhe traz boas lembranças. O LANCE! explica.

- Tenho um grande carinho pela cidade, mais ainda pelo Atlético. Foi aqui onde comecei minha trajetória fora dos gramados e onde tive muito sucesso nos tempos de jogador. A Arena da Baixada é um caldeirão e a ideia do clube sempre foi de pressionar nos primeiros minutos para construir uma vantagem - afirma Valentim, que terá a ajuda de Valdir Bigode para montar a equipe.

- Temos que estar muito atentos no começo da partida. Iremos procurar passar para os jogadores tudo aquilo que o time tem de lado positivo ou negativo para irmos muitos fortes. Um resultado de vitória seria muito importante para as nossas pretensões.

Como jogador, Valentim teve duas passagens pelo Furacão. A última delas, em 2008, quando encerrou a carreira de atleta. Quatro anos depois, no mesmo clube, deu os primeiros passos como auxiliar técnico e desde então não parou. Agora, no Vasco, terá a chance de mostrar seu potencial e deslanchar na profissão.

- O torcedor vai me conhecer com um tempo, mas sou um treinador que procura ser parceiro dos jogadores, fui assim nos clubes que passei. Sou um cara muito exigente e que cobra seriedade na hora do trabalho. Acredito muito no treinamento e por isso mudei de lado.

Alberto Valentim - Atlético-PR
Despedida de Valentim dos gramados foi no Atlético-PR

Valentim é um bom nome para o Vasco?
​Com a palavra, o repórter Felippe Rocha, setorista do Botafogo que acompanhou o trabalho do técnico na conquista do Carioca deste ano:

'Alberto Valentim foi campeão carioca deste ano pelo Botafogo, e de campeão não se tira méritos. Mas é preciso entender os méritos de qualquer treinador, até para avaliá-lo. A campanha no Estadual foi vencedora. No entanto, o processo do, agora, treinador do Vasco também teve erros, desconfiança interna e terminou em baixa.

Assim que chegou, o treinador gerou um sacolejo no elenco, promoveu alterações imediatas nos três setores e uma leve, mas importante mudança tática no meio-campo. Mais importante: guiou o Botafogo nas grandes atuações e vitórias no jogo contra o Flamengo que realmente valia.

Contudo, até ali, Carli fora barrado, mas voltou após goleada para o Fluminense e pressão da torcida. Algumas escolhas incomodaram internamente e poucas atuações convenceram. O time deixou Volta Redonda e Bangu, por exemplo, chutarem bastante ao gol alvinegro.

O regulamento esdrúxulo permitiu que o mais irregular dos grandes fosse à final geral e, no jogo derradeiro, o time jogou por uma hora com um atleta a mais e se limitou a cruzar. Por isso mesmo, uma atuação parecida no empate, em casa, com o Ceará, dois meses depois, incomodou conselheiros.

Observavam falta de evolução do time. A carreira de Valentim é curta, mas, no Bota, foi irregular.'

  • Matéria
  • Mais Notícias