Quebra-cabeça no Vasco: LANCE! analisa as opções de Zé para final

Sem Wellington, suspenso, e Paulinho, lesionado, treinador terá que adaptar esquema para garantir o título no domingo. Tem Evander, Thiago Galhardo, Rios, Andrey, Caio Monteiro...

Zé Ricardo conversa com elenco em São Januário
Paulo Fernandes/ VASCO

Escrito por

Faltam pouco mais de 24 horas para a decisão. Mesmo assim, Zé Ricardo ainda não decidiu o time que entrará em campo contra o Botafogo, neste domingo, na finalíssima do Campeonato Carioca. O treinador quebra a cabeça para encontrar a formação ideal diante de desfalques importantes e só decidirá a escalação na tarde deste sábado, após o treino em São Januário. O LANCE! analisa as possibilidades do treinador.

Evander e Thiago Galhardo
Evander e Thiago Galhardo podem ganhar a grande chance de começar jogando na final do Carioca. Gostaria da dupla em campo?


Sem Paulinho e Rildo na frente, as opções de velocidade são apenas os garotos Paulo Vitor e Caio Monteiro, que devem ficar no banco. Giovanni Augusto está lesionado e Wellington suspenso. Duas vagas, no mínimo, estão em aberto. E o garoto Evander é o mais cotado para começar jogando - só não sabe aonde.

- Ainda vou decidir. Avaliação que estamos fazendo é se tem condições físicas. Tecnicamente tem muita qualidade pra fazer a função, mas veremos se o ideal é começar jogando, no banco, mais recuado ou adiantado. Evander tem capacidade de jogar nas duas posições. meia que pode chegar na frente e também pode jogar na saída de bola, achando passes decisivos. É um jogador importante, que vai ganhar maturidade e pode nos ajudar - avalia Zé.

Outras possibilidades estão na cabeça do treinador. O meia Thiago Galhardo, reserva, pode ganhar chance em um esquema adaptado. A volta da dupla Rios e Riascos entre os titulares também não está descartada. Para tirar aquela 'pulga atrás da orelha', Zé Ricardo até ouve os próprios jogadores antes de tomar as decisões.

- Importante ouvir, tem jogadores que já estão no futebol há mais de dez anos e são experientes. Não seria inteligente da minha parte não escutar eles. A decisão final é minha, mas é válido essa parte do que eles percebem dentro de campo.

Nos 15 minutos em que a imprensa pôde acompanhar o treino deste sábado, só os reservas estavam em campo. Andrey e Rios foram vistos - Evander e Thiago Galhardo não. Pode ser um indício de que começarão jogando amanhã.

CONFIRA ALGUMAS POSSIBILIDADES QUE ZÉ RICARDO TEM NA MÃO:

EVANDER E RIOS:

Uma das possibilidades é Evander entrar como volante, no lugar de Wellington, mais recuado que o normal. Na vaga de Paulinho, o atacante Andrés Rios pode jogar atrás de Riascos, em uma formação já testada por Zé Ricardo.

EVANDER E THIAGO GALHARDO

Thiago Galhardo ganha vaga de Wellington e faz a mesma função do volante. Assim, Evander assume a vaga de Paulinho, com liberdade para construir as jogadas pelo meio. Wagner adianta o posicionamento como um ponta.

TRÊS ZAGUEIROS?

É pouco provável, mas há uma possibilidade de Zé Ricardo lançar três zagueiros na partida. Werley ganharia vaga de Wellington, Evander no lugar de Rafael Galhardo, Pikachu na direita e Andrés Rios na vaga de Paulinho. O que acha?

CORREM POR FORA...

Andrey
​O volante da base é o substituto ideal e imediato de Wellington no meio de campo. No entanto, como teve poucas chances com o time titular no ano, corre por fora. Ainda não está pronto para uma final e inicia o jogo no banco.

Treino do Vasco - Andrey
Andrey, de apenas 20 anos, vem treinando bem. Mas corre por fora

Caio Monteiro e Paulo Vitor
A dupla da Colina faz o mesmo papel que Paulinho e Rildo, lesionados. Mas também não são as primeiras opções de Zé Ricardo, que deve mudar o esquema tático. Ficam como alternativa de velocidade no banco de reservas.

Paulo Vitor, atacante do Vasco
Paulo Vitor tem feito trabalhos específicos de finalização com Zé 

Henrique ou Fabrício?
Henrique já está liberado para jogar, mas deve seguir na reserva do camisa 6. Zé Ricardo sabe que não pode tirar um jogador com ritmo de jogo e colocar um voltando de lesão logo em uma final. A disputa está aberta daqui para frente.

Henrique e Fabrício disputam vaga
Henrique e Fabrício são as opções de Zé para a final

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter