Bangu x Vasco

Artilheiro, Tiago Reis caiu nas graças da torcida do Vasco (Foto: Marcello Dias/Eleven)

LANCE!
31/03/2019
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Três jogos desde o apito inicial, três gols e moral com a torcida. Desde que recebeu chance para atuar entre os titulares pelo treinador Alberto Valentim, Tiago Reis não decepcionou e, até aqui, possui a média de balançar a rede a cada duelo que inicia entre os onze iniciais. Agora, o buraco é mais fundo: o jovem jogará o primeiro clássico da sua carreira profissional.

Diante do Flamengo, pela final da Taça Rio, que será disputada no Maracanã, neste domingo, às 16h, Tiago Reis terá o primeiro teste contra uma equipe expressiva do país desde que subiu à equipe profissional do Cruz-Maltino. Destaque e artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Junior no início do ano, o atacante vai ganhando notoriedade em São Januário.

Entre seus trunfos, estão fatores que ficam além do que sua posição sugere, o que é uma faceta das novas funções do futebol. Tiago Reis é mais do que um centroavante estático, que se posiciona entre os zagueiros adversários e espera a bola chegar. O jovem busca jogo, sai da área, pressiona os defensores e, por isso, se inclui perfeitamente no modelo de Alberto Valentim.

É comum ver Tiago Reis aparecendo fora da área, dando opção de passe para Bruno César e abrindo espaços para avanços do próprio meio-campista, Rossi e Marrony, que atacam o gol adversário como elementos surpresa. As noções de movimentação e troca de posições podem ser importantes para enfrentar o Flamengo, que possui uma das melhores defesas do Campeonato Carioca.

Além das qualidades longe do gol, Tiago Reis também mostrou que conhece as coordenadas da meta adversária. Até aqui, os três gols marcados podem ser explicados por um posicionamento acima da média: o atacante sempre está atento a rebotes e aparece entre os zagueiros em situações de cruzamentos. Agora, o teste será contra o maior rival do Vasco, o primeiro clássico da carreira profissional do atacante.

placeholder