Invencibilidade recorde, mas sem acesso: o que o Náutico de 2021 pode ensinar ao Vasco de 2022
Timbu também chegou a 14 jogos invicto, assim como o Cruz-Maltino, mas acabou ficando longe do acesso. Time de São Januário pode tirar lições da história pernambucana

O Vasco de 2022 repetiu o Náutico de 2021. Alcançou 14 jogos de invencibilidade, recorde na Série B do Campeonato Brasileiro, mas perdeu na partida seguinte. O Timbu era avassalador no início da edição passada da Segunda Divisão, mas, após o fim do período invicto, degringolou numa má fase e passou longe do acesso. O que aconteceu? O que o Cruz-Maltino pode aprender e não repetir?
Quem acompanha o time pernambucano conta que o elenco foi se desfigurando ao longo da competição. A diretoria do alvirrubro não se antecipou aos problemas físicos e às negociações que resultaram em perdas para o elenco então comandado por Hélio dos Anjos. Os problemas se avolumaram e as derrotas passaram a ser uma rotina.
- Desde o final do Campeonato Pernambucano (que o Náutico conquistou), a cobrança da comissão técnica do Hélio dos Anjos era de que a equipe precisava de reforços. A diretoria demorou, com a justificativa da parte financeira. Contratou alguns jogadores, mas apostas, ninguém para resolver. Nem bons reservas eram - lembra, ao LANCE!, Clauber Santana, do portal NE45 e do Timbucast. Ele completa:
- Além de não ter contratado no período certo, o Náutico começou a perder peças. Primeiro o Erick, que pertencia ao Braga (POR) e foi negociado com o Ceará; Wagner Leonardo voltou para o Santos; começou a perder jogadores por lesão, como Kieza e Bryan. Enfim, foi perdendo jogadores. Isso ainda era julho. Em agosto, contratou o Caio Dantas, mas foi pouco. Nesse mês ainda estava perto do G4. Quando foi setembro que o Náutico acordou e contratou outros, mas o time já estava muito no meio da tabela, já estava difícil de alcançar, e até encaixar novamente não ia ter muito tempo - entende Clauber.
O modelo de jogo e a história das equipes na competição são diferentes. Enquanto o Timbu era dominante - favorito quando encarou o Vasco em São Januário -, o Cruz-Maltino se construiu, ainda com Zé Ricardo, a partir da defesa. Um estilo pragmático, mas efetivo, que vem se consagrando pela consistência coletiva no ataque e na defesa.
- Acredito que esse deve ser o caminho para o Vasco. Não sentar em cima da vantagem, não achar que o elenco é suficiente, que está tudo certo e que os pontos iniciais são suficientes. Se precisar reforçar, tem que reforçar com peças que cheguem para jogar e contribuir efetivamente. Esse foi o grande erro do Náutico. Erro de planejamento da diretoria, que confiou num elenco que foi se despedaçando aos poucos - acredita Clauber.
-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro
A janela de transferências abre em duas semanas, aproximadamente. Com ou sem o dinheiro da 777 Partners, mais de um terço da Série B já deu margem para avaliação do departamento de futebol avaliar em que posições precisa ou não investir.
Náutico antes de perder a invencibilidade recorde:
14 jogos, 30 pontos (sete do quinto colocado). Oito vitórias e seis empates. 23 gols marcados e oito sofridos. Primeira posição.
Vasco antes de perder a invencibilidade recorde:
14 jogos, 30 pontos (nove do quinto colocado). Oito vitórias e seis empates. 16 gols marcados e cinco sofridos. Segunda posição.

Fora de Campo
Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após eliminação do Santos
Há 6 horas
Futebol Internacional
Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai
Há 9 horas
Vasco
Vasco poderá inscrever reforços para a semifinal da Sul-Americana?
Há 10 horas
Vasco
Vasco planeja comprar Robert Renan em definitivo, mas ainda avalia outros dois emprestados
Há 12 horas
Vasco
Vasco x Boca Juniors: onde o Cruz-Maltino deve mandar a semifinal da Sul-Americana?
Há 12 horas
Vasco
Erro do River Plate beneficia rival e impede reforço do Vasco de jogar na Sul-Americana
Há 14 horasMais LANCE!

Por que o Vasco não vai poder jogar a semifinal da Sul-Americana em São Januário?

Andrey, ex-Vasco, vence processo na Fifa e gera transfer ban em time asiático

Morre Henrique, zagueiro multicampeão pelo Vasco em 2000

Vasco tem 'três decisões' no Brasileirão antes de voltar as atenções para as Copas

Vasco conhece adversário da semifinal da Sul-Americana

Vasco x Boca Juniors: datas e informações da semifinal da Sul-Americana

Sem São Januário, Maracanã é prioridade do Vasco para semifinal da Sul-Americana

Pedro Emanuel destaca força do Vasco em São Januário: 'É difícil qualquer um passar aqui'

Vasco volta às semifinais da Sul-Americana após 15 anos; relembre

Torcedor critica Coutinho em vitória do Vasco sobre o Santa Fe: '30 moedas'

Veja quanto o Vasco receberá após se classificar às semifinais da Sul-Americana

Vasco vence o Ind. Santa Fe e avança para a semifinal da Sul-Americana

Lance de Leo Jardim em Vasco x Santa Fe viraliza: 'Já começou'



