Junta Deliberativa vê 'transgressão do estatuto' e deve abrir processo que pode expulsar Campello do Vasco
Presidente da diretoria administrativa foi ausência na reunião desta segunda-feira, e demais poderes entendem que tem ocorrido obstrução do cronograma eleitoral do clube

A reunião (mais uma) da Junta Deliberativa do Vasco desta segunda-feira teve um desfalque importante: o presidente do clube, Alexandre Campello, alegando reunião com a Ferj em horário paralelo - conforme informado pelo Uol - avisou do não comparecimento à teleconferência cruz-maltina. E as consequências poderão ser duras, resultando até em expulsão.
Os presentes na reunião da Junta foram os presidentes da Assembleia Geral, Faues Mussa; do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro; do Conselho Fiscal, Edmilson Valentim; e do Conselho de Beneméritos, Silvio Godói. Eles concordaram na abertura de processo contra Campello por transgressão do estatuto do clube ao não colaborar para o andamento da eleição.
O "X" da questão é a lista digitalizada de sócios, que vem dando polêmica desde o ano passado. Primeiramente, Mussa reivindicava para iniciar análise do quadro de associados e dar o pontapé inicial no processo eleitoral, que prevê pleito para o fim deste ano. Campello sempre argumentou a privacidade dos dados dos sócios.
Mais recentemente, todos os outros poderes do clube, citados acima, cobraram o mandatário da diretoria administrativa. A lista foi entregue na semana passada, mas não agradou. Foi considerada "imprestável". Eram cerca de 100 mil nomes, sem dados considerados importantes, como CPF e nome da mãe.
Agora, Mussa, Monteiro, Valentim e Godói deverão abrir, no Conselho Deliberativo, um processo que prevê punições a Campello por suposta transgressão ao artigo 99, incisos 19 e 20, que fala das obrigações do presidente nesses casos.
O artigo 99 do Estatuto do Vasco começa assim: "São da competência do presidente do clube, além do exercício da presidência e das atribuições que lhe são inerentes, constantes deste Estatuto".
Inciso XIX: Executar as próprias deliberações e as dos outros poderes, pela forma que julga mais acertada.
Inciso XX: Cumprir e fazer cumprir o estatuto, o regimento interno e os regulamentos.
Paralelamente, uma nova reunião da Junta Deliberativa foi marcada para terça-feira da semana que vem, 30 de junho. Neste encontro, novamente por vídeoconferência, Campello deverá cumprir a decisão judicial revelada pelo site Globoesporte.com, que obriga o mandatário a apresentar a lista de sócios aptos em cinco dias.

Futebol Nacional
Copa do Brasil reúne clubes de torcidas amigas na semifinal
Há 41 minutos
Vasco
Alan Lescano desembarca no Rio de Janeiro para assinar com o Vasco
Há 1 hora
Vasco
AO VIVO: Assista à chegada de Alan Lescano, novo reforço do Vasco
Há 2 horas
Vasco
Análise: Vasco tem fôlego para disputar as três competições?
Há 5 horas
Futebol Nacional
Palmeiras e Vasco duelam por título do Brasileirão sub-20 e afirmação de joias no profissional
Há 5 horas
Futebol Nacional
Quando serão as semifinais da Copa do Brasil?
Há 12 horasMais LANCE!

Copa do Brasil: veja os classificados e os confrontos das semifinais

Vasco x Palmeiras: veja retrospecto do confronto em mata-matas

Sul-Americana: Conmebol define árbitros dos jogos de ida das quartas

Vasco acerta a contratação do meia Alan Lescano

Pedro Emanuel confirma 'DNA copeiro' no Vasco e mantém invencibilidade em mata-matas

Palmeiras x Vasco: escalações, horário e onde assistir à final do Brasileirão sub-20

Fluminense tem Hulk como trunfo para vencer o Vasco no Brasileirão

Vasco chega à semifinal e aumenta ganhos na Copa do Brasil; veja valores

Erro da CBF tira Vasco da zona de rebaixamento do Brasileirão

Mais de 30 anos depois, Vasco repete feito marcante na Copa do Brasil

Após classificação, Pedro Emanuel projeta Vasco x Palmeiras: 'Não existem impossíveis'

Dê suas notas: Vasco vence com gols de Puma e Andrés Gómez

777 dá aval para venda de 90% da nova SAF do Vasco


