Caso HD: greve dos caminhoneiros faz TJRJ adiar julgamento do Vasco
Tribunal do Rio de Janeiro suspendeu expediente nesta segunda-feira por conta da dificuldade de locomoção de magistrados, servidores, advogados e envolvidos ao local

O julgamento dos embargos de declaração opostos pelo Vasco no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) foi novamente adiado. Antes transferido de segunda-feira da semana passada para esta segunda por conta da ausência do desembargador relator Gabriel de Oliveira Zefiro, o julgamento passou para a segunda que vem. A mudança da vez aconteceu por conta da greve dos caminhoneiros que chegou ao oitavo dia no Brasil, o que ocasiona escassez de combustíveis para locomoção dos envolvidos até o TJRJ.
Presidente do TJRJ, Milton Fernandes de Souza suspendeu o expediente para as atividades nesta segunda-feira por conta dos transtornos com a escassez de combustíveis, causados pela greve geral dos caminhoneiros. Na decisão, o magistrado justificou considerando a dificuldade de locomoção para os magistrados, servidores e demais atores processuais, de advogados e jurisdicionados aos fóruns do Rio, e as notícias de apenas 15% da frota do transporte público estar circulando - até o último domingo. Nesta segunda, o número passou para 35%.
O Órgão Especial e Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é a última instância estadual competente para julgar o caso HD - inclusive os embargos de declaração opostos pelo Vasco contra decisão por unanimidade do colegiado que liberou o Juizado Especial do Torcedor em utilizar o disco rígido do clube, com dados de sócios na eleição, como prova, realizando perícia em inquérito promovido em conjunto com a Delegacia de Defraudações e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
Em abril, o Pleno do TJRJ havia decidido por unanimidade, em ação do conflito de jurisdição entre a 12ª Câmara Cível do TJRJ e o Juizado Especial do Torcedor, criminal, onde as partes decidiram por não periciar e periciar o disco rígido, respectivamente, ser a favor da realização da perícia pelo Juizado. Logo após a decisão, o Vasco entrou como interessado no processo - e por isso conseguiu entrar com recurso de embargo de declaração. Assinam os embargos os advogados do Vasco na ação: Rogério Peres, Chrisostomo Telerforo e Bruno Barata.
Estes recursos servem para sanar dúvida, omissão, contradição ou obscuridade de decisões impostas pelos colegiados. Por meio desta, o efeito transitado em julgado acaba postergando automaticamente, já que estes embargos precisam ser julgados. Mas não impedem a perícia que já está sendo realizada pelo Juizado Especial do Torcedor. Mais de 400 sócios com fraudes já foram atestados nela e um ex-funcionário do clube já foi indiciado após pedido do Ministério Público do Rio.
Vale destacar que por meio de embargos as decisões de mérito raramente são reformadas. Depois desse julgamento ainda caberá o recurso considerado "embargos dos embargos", para apenas depois poder avançar para tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) - isso se as partes entenderem em contestar o que for decidido no julgamento dos embargos. Com a perícia terminando, de acordo com os resultados que vierem a ser colhidos, o MPRJ e a oposição do Vasco - lideradas pelo grupo "Sempre Vasco", de Julio Brant - poderão entrar com outros pedidos na ação - como possíveis prisões e nova eleição, refazendo todo o processo desde a Assembleia Geral e, consequentemente, anulando o pleito que culminou com a vitória de Alexandre Campello em janeiro deste ano.

Futebol Nacional
Janela do Brasileirão encerrada: veja quem mais gastou e todas as negociações
Há 40 minutos
Vasco
Escalação: Reforço de R$ 36 milhões pode estrear no Vasco
Há 1 hora
Futebol Nacional
Agenda do futebol: cinco jogos imperdíveis neste fim de semana (12/09 e 13/09)
Há 8 horas
Vasco
Richarlison lamenta negócio frustrado com o Vasco: 'Vamos deixar para a próxima'
Há 15 horas
Fora de Campo
Rivais enlouquecem com resultado de negócio entre Vasco e Richarlison: 'Óbvio'
Há 19 horas
Fora de Campo
Torcedores do Vasco reagem a desfecho sobre Richarlison: 'Inacreditável'
Há 19 horasMais LANCE!

Richarlison não aceita contrato longo, e negociação com Vasco chega ao fim

CEO do Maracanã é sincero sobre possíveis jogos do Vasco no estádio

Grêmio x Vasco: onde assistir, horário e escalações

IA crava resultados e líder da 27ª rodada do Brasileirão

Vasco vive dia decisivo por Richarlison; veja cenários

Gabriel Pereira chega ao Rio de Janeiro para assinar com o Vasco

Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após acerto com o Santos: 'Judas'

Justiça define data para leilão da venda da SAF do Vasco

Justiça aprova novo empréstimo DIP de R$ 150 milhões para o Vasco

Por que o Mané Garrincha será palco da final da Copa do Brasil

Lescano é apresentado pelo Vasco e se coloca a disposição contra o Grêmio

AO VIVO: acompanhe a apresentação de Lescano no Vasco

Admar Lopes confirma negociação de Vasco por Richarlison: 'Vocês vão ter novidades'



