David Nascimento
07/12/2018
17:01
Rio de Janeiro (RJ)

Depois da definição da primeira parte da barca para 2019 - com os atacantes Andrés Rios e Kelvin, o lateral-esquerdo Fabrício, o meia Giovanni Augusto, e o lateral-direito Lenon -, o Vasco também definiu nesta sexta-feira as primeiras renovações de contrato. Ao todo, o clube confirmou a renovação de quatro jogadores: os volantes Bruno Silva e Marcelo Mattos, o meia Rafael França, da base, e o lateral-esquerdo Luan, também cria de São Januário. A informação foi divulgada inicialmente pela "Globo" e confirmada pelo LANCE!.

O quarteto tem contrato com o Vasco até o fim deste ano. Outros nomes devem se juntar a lista de renovação, como o também volante Willian Maranhão e o zagueiro Luiz Gustavo, que seguem negociando os termos por meio de seus empresários com a cúpula presidida por Alexandre Campello. A expectativa é que o futuro de Maranhão seja confirmado até o início da próxima semana, com o de Luiz Gustavo, que se destacou mais ao longo desta temporada na lateral direita, com a tendência de um pouco mais de demora até um desfecho.

Dos nomes que tiveram a renovação confirmada, o caso mais emblemático é do volante Marcelo Mattos. Ele chegou ao Vasco no início de 2016 para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, mas acabou no segundo semestre daquele ano sofrendo uma grave lesão, precisando passar por cirurgia. Desde então, não entrou mais em campo, seguindo a recuperação no departamento médico de São Januário. O seu contrato, inclusive, durante estes mais de dois anos fora dos gramados, seguiu sendo renovado pelo clube para possibilitar a plena recuperação do atleta, hoje com 34 anos. Ainda não há confirmação de quando Marcelo Mattos poderá voltar a jogar - a renovação do vínculo, no primeiro momento, será até maio de 2019. Ao todo, já disputou 35 jogos pelo Vasco - 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas -, fazendo dois gols.

Já Bruno Silva, contratado pelo Vasco nesta temporada, também conviveu com lesões, apesar de em comparação com as sofridas pelo companheiro de posição, terem sido de menor gravidade. O vínculo do jogador será renovado, neste primeiro momento, até o fim de 2019 - ao todo, Bruno Silva entrou em campo pelo Cruz-Maltino em 15 oportunidades - com duas vitórias, seis empates e sete derrotas -, e fez um gol. Crias das categorias de base de São Januário - que vão renovar até o fim de 2021, inicialmente -, o meia Rafael França e o lateral-esquerdo Luan seguem no Vasco - da dupla, apenas o meio de campo já estreou pelo profissional, neste ano, na derrota para a Cabofriense durante o Campeonato Carioca.

placeholder