Apesar das críticas, Série B atual do Vasco é semelhante às edições de 2014 e 2016

Cruz-Maltino está perto do acesso, mas conviveu com altos e baixos, assim como foram em outros anos na competição

Vasco x Criciuma - Comemoração Vasco
Nenê está próximo de conseguir o segundo acesso pelo Vasco. O primeiro foi em 2016 (Armando Paiva / LANCEPRESS!)

Escrito por

A campanha do Vasco na Série B foi marcada por muita tensão e desconfiança, mas apesar da oscilação, o time ocupa o G4 desde a 7ª rodada e chega na penúltima com muitas chances de sacramentar o acesso. O Cruz-Maltino pode subir até mesmo com uma derrota para o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira, em São Januário, como mostrou o LANCE! recentemente.

Ao observamos outros acessos do Vasco, a campanha atual se assemelha bastante com a da Série B de 2014. Na ocasião, o time garantiu o acesso na penúltima rodada, ao empatar em 1 a 1 com o Icasa, no Maracanã. Kléber Gladiador abriu o placar para o Cruz-Maltino, mas Nilson empatou no segundo tempo. Com o resultado, a equipe alcançou 63 pontos e garantiu a 3ª posição.

+ Sport x Vasco: STJD marca a data do julgamento que pode render pontos ao Cruz-Maltino

Já em 2016, o Vasco conquistou o acesso apenas na última rodada, ao vencer o Ceará, de virada, por 2 a 1, com dois gols de Thalles, morto em um acidente de moto em junho de 2019. O Cruz-Maltino terminou na 3ª colocação, mas acabaria subindo em 4º se perdesse, já que o Náutico, o 5º colocando, acabou perdendo o seu jogo para o Oeste, em casa.

+ Vasco está próximo do acesso; confira a classificação da Série B

Levando em consideração a pontuação após a 36ª rodada, a campanha atual do Vasco é inferior. Nesta Série B, o Cruz-Maltino tem 59 pontos, enquanto nas edições de 2014 e 2016, o time somava 62 pontos. No entanto, a versão 2022 pode chegar a 65 pontos e igualar com a pontuação de 2016. Em 2014 a equipe terminou a competição com 63 pontos.

Vale destacar que o trauma por não ter conquistado o acesso no ano passado aumentou a pressão sobre o elenco deste ano. A concorrência atual também foi maior, pelo fato do Vasco ter disputado a Série B com Cruzeiro e Grêmio, também gigantes no cenário nacional, aumentando consideravelmente a dificuldade. Não à toa, ambos estão à frente do Cruz-Maltino na tabela e já garantiram o acesso.

+ Chefe de scout da 777 está na Argentina para observar jogadores
 
A Série B sempre foi difícil para o Vasco, a exceção foi a edição de 2009, quando o Cruz-Maltino subiu campeão, garantindo o título na 36ª rodada. No entanto, na época o clube não sofreu com a queda brusca de receita de TV por ter sido rebaixado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter