menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Michael Phelps pode buscar recorde de medalhas em Londres

Thiago Neves - Fluminense (Foto: Paulo Sérgio
imagem cameraThiago Neves - Fluminense (Foto: Paulo Sérgio
Dia 28/10/2015
06:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

Depois de ganhar oito ouros nos Jogos de Pequim-2008 e se tornar recordista em número de medalhas em uma única edição do evento, Michael Phelps pode tentar quebrar essa marca em Londres. Divulgada a lista de entradas para a seletiva americana, o nadador pode ter a chance de conquistar até dez medalhas em Londres.

continua após a publicidade

A competição americana classificatória para os Jogos Olímpicos será realizada de 25 de junho a 2 de julho, em Omaha. E, segundo informe divulgado pela USA Swimming, Phelps está inscrito em sete provas individuais. São elas: 200m medley, 400m medley, 100 borboleta, 200m borboleta, 100m livre e 200m livre e os 200m costas.

Caso realmente dispute a vaga nestas provas – e se classifique – e nade também os três revezamentos americanos em Londres, Phelps poderá tentar a incrível façanha de ganhar dez medalhas.

continua após a publicidade

Ao ganhar oito ouros em Pequim, Phelps superou o compatriota Mark Spitz, que havia conquistado sete ouros em Munique-1972.

Mas a tendência é a de que o fenômeno americano não tente a vaga nas sete provas individuais. É comum nadadores do calibre de Phelps deixarem em aberto suas possibilidades se inscrevendo no máximo de provas possíveis.

– Nosso plano tradicional é o de sempre entrar em mais eventos do que Phelps realmente irá nadar para que possamos ter alguma flexibilidade em caso de algum imprevisto. É seguro dizer que ele entrará em mais eventos do que costuma nadar – disse o técnico do nadador, Bob Bowman, em entrevista ao jornal americano "USA Today".

continua após a publicidade

Na seletiva para Pequim, Phelps se inscreveu para os 100m livre, 200m livre, 200m medley, 400m medley, 100m borboleta, 200m borboleta, 100m costas, 200m costas e 400m livre. Ele acabou abdicando de tentar a vaga nas três últimas provas.

– Há uma chance de que ele nade algumas dessas provas só na disputa eliminatória – prosseguiu o treinador, que acompanha seu pupilo nos treinamentos em Colorado Springs.

Com menos de uma semana para o início da seletiva, Bowman disse que seu atleta está preparado.

Lochte pode nadar até 11 provas em Londres

Se Phelps está inscrito em sete provas individuais na seletiva americana, Ryan Lochte não deixou por menos e pôs seu nome em 11.

No informe divulgado pela USA Swimming, Lochte foi inscrito nos 200m medley, 400m medley, 50m livre, 100m livre, 200m livre, 400m livre, 100m peito, 100m costas, 200m costas, 100m borboleta e 200m borboleta. Mas o discurso de Bowman vale também para o compatriota de Phelps: é bem provável que ele não nade todas essas provas.

Por outro lado, como está inscrito em sete provas que Phelps colocou o nome dele, é provável que Lochte trave uma disputa com seu compatriota em alguns eventos.

Do lado feminino, a 11 vezes medalhista olímpica Natalie Coughlin está inscrita em cinco provas: 100m costas, 50m livre, 100m livre, 100m borboleta e 200m medley. Missy Franklin, de 17 anos, também se inscreveu em cinco disputas.

  • Matéria
  • Mais Notícias