Campeões nacionais perdem espaço na Champions League

- Matéria
- Mais Notícias
Antigamente, a Champions League, então Champions Cup, só aceitava os campeões das ligas nacionais. Com a repaginação do torneio, ocorrida em 1992, outros times bem colocados nos torneios locais ganharam a chance de conquistar a Europa. E nessa edição, mais do que nunca, eles estão aprontando para os campeões.
Nada menos do que dez times que ganharam seus campeonatos locais estariam eliminados se a fase de grupos da Liga dos Campeões terminasse hoje. São eles: Dínamo de Zagreb (Croácia), Juventus (Itália), Nordsjaelland (Dinamarca), Olympiacos (Grécia), Montpellier (França), Anderlecht (Bélgica), Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Manchester City (Inglaterra) e Galatasaray (TUR).
Veja a partir de agora como está a situação de cada um dos campeões em apuros:
GRUPO A
Ameaçado - Dínamo de Zagreb (CRO)
O campeão croata está praticamente eliminado da fase de grupos. Após três jogos, não somou nenhum ponto. O Porto é o líder da chave com nove pontos e o PSG tem seis. O Zagreb, no máximo, briga com o Dínamo de Kiev pela terceira colocação e uma vaga na Liga Europa.
GRUPO B
Ameaçados - Olympiacos (GRE) e Montpellier (FRA)
O campeão grego está em terceiro na chave, com três pontos, atrás de Arsenal (seis) e Schalke 04 (sete). Como ainda enfrenta os dois, têm chances de ultrapassá-los e conquistar uma vaga nas oitavas de final.
Na última rodada, o Olympiacos venceu o Montpellier, que está em situação pior. Com apenas um ponto, o campeão francês terá de vencer todos os seus jogos e depender de uma combinação de resultados para chegar lá.
GRUPO C
Ameaçados - Anderlecht (BEL) e Zenit (RUS)
Campeão belga na última temporada, o tradicional Anderlecht faz péssima campanha, mas ainda tem chances de classificação. Isso porque, tirando o Málaga, líder absoluto da chave com nove pontos ganhos, ninguém disparou. O Milan tem quatro pontos e o Zenit, três. Os belgas têm apenas um ponto ganho, mas como enfrentam todos os outros integrantes do grupo, seguem com chances.
O Zenit, com três pontos, está em posição mais confortável e depende apenas de si para conseguir a vaga.
GRUPO D
Ameaçados - Ajax (HOL) e Manchester City (ING)
No grupo que só tem campeão nacional, é óbvio que dois ficariam de fora. No entanto, o Manchester City tem surpreendido negativamente. Campeão inglês e com um dos melhores elencos da Europa, o time está na lanterna da chave com apenas um ponto ganho, no empate diante do líder Dortmund.
O Ajax, que venceu os Citizens na última rodada, está em situação um pouco melhor: é o terceiro com três pontos ganhos. Ambos estão fora da zona de classificação para as oitavas de final.
GRUPO E
Ameaçados - Juventus (ITA) e Nordsjaelland (DIN)
Campeã italiana invicta, a Juve não consegue repetir a campanha na Liga dos Campeões. Apesar de não ter perdido, os três pontos vieram de empates. Com isso, o time está em terceiro, fora da zona de classificação.
A última igualdade da Velha Senhora foi com o campeão dinamarquês Nordsjaelland, que conquistou seu primeiro ponto na competição, após derrotas para Shakhtar e Chelsea, os líderes do grupo com sete e quatro pontos, respectivamente.
GRUPO F
Ameaçados - Nenhum
GRUPO G
Ameaçados - Nenhum
GRUPO H
Ameaçados - Galatasaray (TUR)
Após uma encorajadora performance diante do Manchester United fora de casa, o campeão turco decepcionou: perdeu para o Braga e apenas empatou com o Cluj. Mesmo assim, segue com chances de classificação, já que o time romeno, primeiro na zona de classificação, está apenas a três pontos de distância e os dois se enfrentam na próxima rodada.
- Matéria
- Mais Notícias















