Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Brasileiro é suspenso por doping e perde vaga olímpica

notitle

Glauber Silva, um dos brasileiros que representariam o país nos 100m borboleta nos Jogos de Londres, está fora da Olimpíada. Ele foi banido nesta quarta-feira por dois anos, após ser flagrado no exame antidoping com níveis de testosterona acima do permitido. Flávia Delaroli e Pamela Alencar, também flagradas, levaram um gancho um pouco menor: três e seis meses, respectivamente. As duas não haviam obtido vaga na Olimpíada.

Nesta quarta-feira, Glauber foi julgado pelo Painel Antidoping da Confederação Brasileira (CBDA), no qual foi decidido o afastamento de dois anos das competições. De acordo com a entidade, ficou comprovado, por meio do exame IRMS, que a testosterona não era proveniente do seu corpo - o que comprova o doping.

continua após a publicidade

Glauber foi flagrado no torneio Tentiva Olímpica Para Londres-2012, em maio. Na ocasião, ele obteve sua classificação para os Jogos Olímpicos nos 100m borboleta, ao lado de Kaio Márcio. Com a divulgação do resultado analítico adverso, ele perdeu sua vaga na Olimpíada. A suspensão contará a partir do dia 16 de junho, data em que foi afastado provisoriamente pela CBDA.

Flávia Delaroli e Pamela Alencar, tiveram penas mais brandas. A primeira foi suspensa por três meses, por ter sido flagrada com a substância tuaminoheptano em seu organismo no mesmo torneio.

continua após a publicidade

A alegação de Flávia foi a de que a substância está presente no medicamento Rinofluimucil, a qual a nadadora faz uso frequentemente. Apesar de a CBDA ter julgado que a atleta não teve a intenção de melhorar sua performance, Flávia foi suspensa por negligência.

Já Pamela Alencar foi flagrada com a substância furosemida no Troféu Maria Lenk. O caso é semelhante de Cesar Cielo e seus companheiros de treino, flagrados no ano passado também com furosemida. À época, Cielo foi absolvido e pôde disputar o Mundial de Xangai. Pamela Alencar foi suspensa por seis meses, já que não pôde comprovar a forma que a substância entrou em seu organismo. No caso de Cielo, o nadador alegou a contaminação de um de seus suplementos alimentares.

continua após a publicidade
Sugerida para você!

Mais LANCE!